O ex-libris da gastronomia limiana, o Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, voltou este ano a ser distinguido de entre as várias marcas portuguesas e ícones de referência nacional com o Prémio Cinco Estrelas Regiões. Merecedor desta distinção pelos consumidores, empresários da restauração e produtores de vinho, são milhares os visitantes à Vila Mais Antiga de Portugal para provar o Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, uma marca identitária do concelho e da gastronomia Portuguesa, contribuindo para a dinamização turística e económica de Ponte de Lima.
A autenticidade deste prato ancestral faz-se acompanhar de enchidos e fumados. Arroz, sangue, e carnes (de galinha, de vaca e de porco desfiadas), respetivamente das raças minhotas e bísaro, são os ingredientes essenciais desta iguaria que terá nascido em meados do século XIX, com uma receita que as gentes da terra souberam manter inalterável ao longo dos anos. Intimamente ligado à agricultura, à época das colheitas e à matança do porco, este prato nasceu num contexto ligado ao trabalho no campo, e passou, posteriormente, da cozinha familiar para a profissionalização.
O Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima havia sido já distinguido em 2019 e 2020 pelo Prémio Cinco Estrelas Regiões, um sistema de avaliação que distingue marcas, produtos, recursos patrimoniais e serviços de grande relevo e potencial de valorização.
A Gastronomia continua a ser a área de maior destaque em Portugal, com 35 vencedores nas categorias de Cozinha Tradicional Portuguesa, Doçaria Regional, Produtos Tradicionais Portugueses e Vinho. No total foram distinguidos 114 ícones regionais e 112 marcas locais.
A edição regional do Prémio Cinco Estrelas visa valorizar e dar a conhecer o melhor de cada uma das regiões portuguesas ao nível da gastronomia, recursos naturais, manifestações culturais, monumentos e património, entre várias outras categorias. São igualmente reconhecidos os negócios regionais que se diferenciam pela sua qualidade.
Sobre os Prémios Cinco Estrelas
O Prémio, com elevado nível de exigência e rigor da metodologia, destaca um grupo restrito de marcas que se evidenciam pela sua excelência e elevado nível de satisfação global junto dos consumidores. Esta distinção pretende não só reconhecer empresas portuguesas que se diferenciam a nível regional, mas também identificar o que de melhor existe em Portugal ao nível de gastronomia, sítios e património, cultura e lazer, hotelaria, tecnologia, desporto e diversos outros ícones de referência e interesse nacional.
O Prémio Cinco Estrelas Regiões aplica-se a produtos e serviços de presença regional, pretendendo enaltecer o impacto que as empresas revelam na promoção do nosso país a nível económico e social, para além da riqueza patrimonial que caracteriza e valoriza o nosso país numa vertente igualmente turística, região a região.
Fonte: Gabinete de Comunicação do Município de Ponte de Lima
11 de abril de 2022
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões