No próximo dia 4 de março, inserida nas comemorações do Dia de Ponte de Lima, será inaugurada a exposição “20 anos da Estátua da Rainha D. Teresa – 2002-2022”.
A exposição, promovida pelo Município de Ponte de Lima em colaboração com o fotógrafo Amândio de Sousa Vieira, evoca os 20 anos da construção e inauguração da estátua em homenagem à Rainha D. Teresa, que, em 1125, outorgou o foral à Vila de Ponte de Lima.
Constituída por diversos painéis com informação essencialmente fotográfica e documental, mostra alguns momentos de todo o processo que teve lugar há 20 anos, prestando tributo a um grupo de cidadãos limianos que em boa hora decidiu associar-se para fazer erguer, em frente aos Paços do Concelho, um monumento evocativo da fundadora.
A exposição estará patente junto à estátua até ao final do mês de março, seguindo depois em itinerância para as escolas do nosso concelho.
Fonte: Gabinete de Comunicação do Município de Ponte de Lima
28 de fevereiro de 2022
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões