Por ocasião das comemorações do Dia de Ponte de Lima, assinalado a 4 de Março, o Município promove um conjunto de ações culturais que se prolongam pelo fim-de-semana. A efeméride assinala a entrega do Foral pela Rainha D. Teresa a Ponte de Lima, no ano de 1125.
Este ano, as comemorações do Dia de Ponte de Lima assinalam os 20 anos da Estátua D. Teresa, através de uma exposição documental sob o lema “Estátua Rainha D. Teresa – 2002 – 2022” que recorda como há 20 anos um grupo de limianos decidiu homenagear a Rainha D. Teresa.
O dia festivo, que coincide com o primeiro fim-de-semana gastronómico de 2022, destaca a vertente gastronómica Limiana, com a apresentação do livro “Ponte de Lima à Mesa: contributos para a sua carta gastronómica”, da autoria do Prof. Álvaro Campelo.
Consciente da importância de preservar e valorizar a gastronomia e o receituário, enquanto património cultural e identitário, o Município apresenta uma publicação onde constam 100 receitas que redescobrem pratos tradicionais.
Programa do Dia de Ponte de Lima:
11h00 - Inauguração da Exposição de Fotografia “Caminhos – As pontes do Caminho Português do Porto a Santiago” de Xoán Arco da Vella, promovida pela Asociación de Amigas e Amigos do Camiño Portugués a Santiago, de Pontevedra – Torre da Cadeia Velha
14h00 - Deposição de Coroa de Flores na Estátua da Rainha D. Teresa – Praça da República
- Inauguração da Exposição “20 anos da Estátua da Rainha D. Teresa – 2002-2022” – Praça da República
14h30 - Inauguração das obras de conservação da Capela do Anjo da Guarda / Monumento Nacional – Parque do Arnado / Arcozelo
15h00 - Sessão Solene Comemorativa do Dia de Ponte de Lima – Espaço Panorâmico da Expolima
Fonte: Gabinete de Comunicação do Município de Ponte de Lima
25 de fevereiro de 2022
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões