No passado dia 4 de fevereiro, sexta-feira, o Teatro Diogo Bernardes (TDB), em Ponte de Lima, recebeu, em duas sessões, mais de 200 alunos do Agrupamento de Escolas António Feijó, devidamente acompanhados pelos professores, para assistirem à peça “Germinação” pelo grupo de Teatro Regional da Serra do Montemuro.
A aposta na oferta de espetáculos para o público escolar do concelho de Ponte de Lima prende-se com uma nova linha programática de mediação de públicos, de colaboração com os projetos culturais de Escola, de abertura do Teatro Diogo Bernardes à Comunidade, de contribuir para uma maior democratização no acesso à Cultura e aos equipamentos culturais, bem como inserido na reformulação do serviço educativo do TDB. “Assistir a espetáculos de Teatro tem um efeito pós-cognitivo ao ampliar a conceção do público acerca dos campos de fenómenos apresentados, levando a analisar novos pontos de vista, generalizando e unificando factos que até então estavam dispersos.” (Telmo Alexandre da Silva Ferreira, “A Importância do Teatro na Inclusão…”).
Cumprindo todas as normas de acesso, de acordo com as orientações da DGS para os espetáculos em recintos fechados, os alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico experienciaram o “ritual” da vinda ao Teatro, adquirindo o seu bilhete, apresentando o seu certificado, desinfetando as mãos, sendo dirigidos ao seu lugar pelos assistentes de sala e, mais importante, desfrutando do espetáculo protagonizado pelos personagens Alpindo e Boleta. Foi uma experiência, em diferentes graus, marcante, a verificar pelos sorrisos e conversas após o término das sessões e a saída dos pequenos/futuros espetadores.
Fonte: Gabinete de Comunicação do Município de Ponte de Lima
10 de fevereiro de 2022
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões