O Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima, é um dos equipamentos culturais credenciados que integram a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP).
A integração do Teatro Diogo Bernardes na recém-criada RTCP foi aprovada pela Direcção-Geral das Artes e pelo Ministério da Cultura, após a candidatura efetuada pelo Município de Ponte de Lima.
A RTCP é um instrumento estratégico fundamental para o combate às assimetrias regionais e para o fomento de coesão territorial de acesso à cultura e às artes em Portugal, assente na descentralização, além de prever um apoio financeiro sustentável a todos os teatros municipais assim como à programação em rede.
No novo site da RTCP – www.rtcp.pt – podem descobrir toda a informação sobre a constituição desta rede, os objetivos e estratégias que norteiam a sua ação, assim como uma apresentação dos equipamentos já credenciados, onde encontrará também o Teatro Diogo Bernardes. É ainda neste local que serão divulgadas todas as atividades promovidas no âmbito da RTCP.
Fonte: Gabinete de Comunicação do Município de Ponte de Lima
7 de Janeiro de 2022
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões