O portal VortexMag elegeu Ponte de Lima como uma das “12 vilas mais bonitas de Portugal”, tendo em conta o “património histórico existente, número e dimensão dos espaços verdes, grau de conservação do seu centro histórico e número de turistas que visitam o local”.
Para este portal, “não faltam coisas para visitar em Ponte de Lima, começando pela visita à Igreja Matriz, de estilo gótico”, passando pela ponte medieval. “A zona histórica, com vista para o rio, é também o local onde se encontra a Torre da Cadeia”, refere, apelando, ainda, à visita ao Parque do Arnado, ao Museu dos Terceiros e à Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d’Arcos.
Na seleção das 12 vilas mais bonitas de Portugal, o portal VortexMag aconselha, ainda a “reconfortar o estômago” num dos restaurantes da pitoresca vila limiana.
Nos critérios de eleição deste “top 12” das vilas portuguesas mais bonitas, o portal teve em conta o património histórico, os espaços verdes, o grau de conservação do centro histórico e o número de pessoas que visitam a localidade.
Fonte: Gabinete de Comunicação do Município de Ponte de Lima
3 de Janeiro de 2022
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões