O Município de Ponte de Lima vai promover o lançamento do livro “o lugar do vazio”, de Gustavo Pimenta, no dia 20 de novembro, pelas 17h00, no Auditório da Biblioteca Municipal de Ponte de Lima.
Trata-se de uma obra poética, publicada sob a chancela da editora Palimage, que resulta da compilação de 73 poemas, cujas palavras se conjugam com o objetivo de despertar as nossas emoções e sentimentos.
Um livro de esperança e encanto, composto de poesia livre, com apresentação de Fernando Hilário e momentos musicais a cargo de Garry Powell.
Marque presença nesta sessão e conheça a mais recente produção literária de Gustavo Pimenta.
Sobre o autor:
Gustavo Pimenta é natural de Ponte de Lima, onde nasceu, no lugar de Crasto da freguesia da Ribeira, em 29 de Janeiro de 1944.
Fez o ensino primário e secundário em Viana do Castelo.
Licenciou-se em Direito no Porto.
Fez o serviço militar, que incluiu passagem pela guerra colonial na Guiné-Bissau.
Desenvolveu a sua atividade profissional em diversos domínios, com especial incidência na área de Informática.
Foi docente no IPMAIA – Instituto Politécnico da Maia.
Em 2018 foi agraciado pela Câmara Municipal do Porto com a “Medalha de Mérito, Grau Ouro”, com imposição em cerimónia pública de 9 de julho de 2018.
Advogado. Em diversas circunstâncias e por diversas vezes, membro de órgãos nacionais do Partido Socialista. Foi deputado à Assembleia da República na legislatura de 1991/1995. Foi membro da Assembleia Municipal do Porto.
É autor das seguintes obras:
Fonte: Gabinete de Comunicação do Município de Ponte de Lima
3 de novembro de 2021
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões