Fernando Pimenta – Vice-Campeão do Mundo em K1 5000 metros

 

Fernando Pimenta – Vice-Campeão do Mundo em K1 5000 metros


 

19 de Setembro de 2021

Um dia depois de se ter sagrado Campeão do Mundo em K1 1000 metros, Fernando Pimenta, Canoísta de Ponte de Lima, sagrou-se hoje Vice-Campeão do Mundo em K1 5000 metros, ao conquistar a Medalha de Prata nos Mundiais que estão a decorrer em Copenhaga, Dinamarca.

Fernando Pimenta cumpriu os 5000 metros em 20m03,19s, a escassos 22 centésimos do vencedor, o húngaro Balint Noe, que conquistou a Medalha de Ouro. O dinamarquês Mads Pedersen foi terceiro, a 10,28s do vencedor.

Com a conquista desta medalha de prata, o canoísta limiano garantiu o pleno de pódios em Mundiais e Europeus em K1 1000 e K1 5000 neste ciclo olímpico, fechando com chave de ouro a prestação nacional na capital dinamarquesa, onde Portugal alcançou a melhor prestação de sempre com cinco medalhas.

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões