19 de Setembro de 2021
Um dia depois de se ter sagrado Campeão do Mundo em K1 1000 metros, Fernando Pimenta, Canoísta de Ponte de Lima, sagrou-se hoje Vice-Campeão do Mundo em K1 5000 metros, ao conquistar a Medalha de Prata nos Mundiais que estão a decorrer em Copenhaga, Dinamarca.
Fernando Pimenta cumpriu os 5000 metros em 20m03,19s, a escassos 22 centésimos do vencedor, o húngaro Balint Noe, que conquistou a Medalha de Ouro. O dinamarquês Mads Pedersen foi terceiro, a 10,28s do vencedor.
Com a conquista desta medalha de prata, o canoísta limiano garantiu o pleno de pódios em Mundiais e Europeus em K1 1000 e K1 5000 neste ciclo olímpico, fechando com chave de ouro a prestação nacional na capital dinamarquesa, onde Portugal alcançou a melhor prestação de sempre com cinco medalhas.
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões