Fernando Pimenta – Campeão do Mundo em K1 1000 metros

 

Fernando Pimenta – Campeão do Mundo em K1 1000 metros


 

18 de Setembro de 2021

Depois de ter conquistado a Medalha de Bronze há cerca de um mês, nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Fernando Pimenta acaba de se sagrar Campeão do Mundo ao conquistar a Medalha de Ouro em K1 1000 metros, nos Mundiais que estão a decorrer em Copenhaga, Dinamarca.

O Canoísta de Ponte de Lima completou a prova em 3.25,82 minutos, com ligeira vantagem sobre o anterior Campeão do Mundo, Balint Kopasz, da Hungria, que conquistara também a Medalha de Ouro nos mesmos Jogos Olímpicos.

Fernando Pimenta recupera, assim, o título de campeão do Mundo que havia conquistado em 2018, nos Mundiais realizados em Montemor-o-Velho, depois de ter conquistado a Medalha de Prata nos Mundiais de 2017, na República Checa. Em K1 1000 metros, Fernando Pimenta conquistou ainda as Medalhas de Bronze nos Mundiais de 2015, na Itália, e de 2019, na Hungria.

 

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões