Dias 22 e 23 de Fevereiro – Sábado e Domingo
Ponte de Lima celebra o Domingo Gordo à mesa. Conhecida pela sua gastronomia, a Vila Mais Antiga de Portugal, promove mais um fim-de-semana gastronómico do Domingo Gordo, nos próximos dias, 22 e 23 de fevereiro, véspera de entrudo.
É tradição que no Domingo Gordo se comam pratos bem recheados e de “sustento”, como é o caso do Cozido à Portuguesa e o Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, uma vez que se avizinha o período de jejum.
Nesta perspetiva, e com o objetivo de manter vivas as tradições e os costumes, neste fim-de-semana os restaurantes do concelho de Ponte de Lima apresentam doses generosas e aromas condimentados capazes de atrair os locais e forasteiros à Vila.
A par das ofertas gastronómicas disponíveis nos restaurantes do concelho, ao longo do fim-de-semana o Centro Histórico de Ponte de Lima será invadido por animação de rua e arruadas, proporcionando momentos de alegria e animação.
Aproveite este fim-de-semana para apreciar o vinho, os queijos, os chouriços, os enchidos e muitos outros prazeres gastronómicos, permitidos por tradição neste fim-de-semana “Gordo”.
Fonte: Município de Ponte de Lima
21 de fevereiro de 2020
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões