Em Ponte de Lima, nos dias 15 e 16 de fevereiro de 2020
O Município de Ponte de Lima inaugura no próximo dia 15 de fevereiro, às 10h30, a “V Feira 100% Agrolimiano”, no Pavilhão de Feiras e Exposições de Ponte de Lima, evidenciando a essência genuína do setor primário do concelho.
Este evento tem como objetivo divulgar e promover o que de melhor se produz no setor agroalimentar em Ponte de Lima, sendo que esta é uma das áreas que mais se tem desenvolvido nos últimos anos, facto que se deve à valorização dos produtos endógenos por parte dos empresários, e que tem originado um aumento do número de postos de trabalho no setor.
Durante os dois dias de duração do evento, serão apresentados e expostos vários produtos produzidos ou transformados no concelho, tais como, mel, sidra, vinho verde, enchidos e fumados, fruta, hortícolas, carne, leite, entre outros, tipicamente limianos.
Nesta edição da Feira 100% Agrolimiano, para além de arruadas, palestras, provas de vinhos e uma demonstração equestre, serão realizados no dia 15 de fevereiro, às 14h00 os III Agrojogos Limianos, organizados pela Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima, e, no dia 16 de fevereiro, às 13h30, o IX Concurso Regional da Raça Frísia do Alto Minho.
Com origem nos Países Baixos e na Alemanha, os bovinos de raça Frísia têm grande expressividade por todo o Norte do país, e em particular no concelho de Ponte de Lima. Dadas as suas caraterísticas – grande porte, excelente capacidade de produção de leite e a qualidade da carne – são, ainda nos dias de hoje, um importante fator de desenvolvimento económico, principalmente no que diz respeito ao setor primário. Assim, este concurso pretende promover a Raça Frísia, divulgar o seu potencial económico e premiar os melhores exemplares presentes no mesmo. Esta é mais uma forma de divulgar e valorizar os produtos endógenos do concelho e aquilo que de melhor temos para oferecer.
Desta forma, a “V Feira 100% Agrolimiano” apresenta um programa dirigido não só a profissionais mas também ao público em geral, procurando promover a excelência do mundo rural em Ponte de Lima.
Fonte: Município de Ponte de Lima
11 de fevereiro de 2020
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões