Natureza, arte e cultura singularmente combinadas em 12 Jardins do Fim do Mundo
Até 31 de Outubro, as flores, aos milhares, tomam Ponte de Lima de assalto. Estas compõem o cenário para uma das mais incríveis mostras de arte contemporânea aliada aos jardins, em toda a Península Ibérica.
É aqui que a natureza, arte e a cultura são singularmente combinadas, em pleno Festival Internacional de Jardins Ponte de Lima (FIJ).
Artistas, designers, jardineiros, e arquitetos paisagistas de 9 países propõem a sua visão dos "Jardins do Fim do Mundo", tema da 15.ª edição desta mostra de cultura ao ar livre.
Dividido em 12 jardins efémeros, 11 dos quais nunca antes vistos, o passeio pelos jardins é uma experiência total que desperta não menos do que os cinco sentidos.
Por entre cantos e recantos, essências, percursos e espelhos de água, as novas espécies constituem um pequeno oásis em plena ribeira Lima. No FIJ, respira-se arte, por meio da integração paisagística em prol sensibilização ambiental.
O espaço que, em simultâneo, cultiva arte, ciência e botânica, alavanca o momentum para alertar para os sintomas da crise ecológica, imaginando, através da prática artística, estratégias de regeneração ambiental, tendo em conta a configuração dos recursos materiais, e imateriais, como o imaginário, a cultura e a memória, na distinção paisagística.
Comprometido com questões ambientais, o Festival Internacional de Jardins põe em marcha uma revolução silenciosa, sensibilizando a comunidade para a integração de dois mundos, o natural e o artificial, prol da sustentabilidade.
O evento, com abertura muito forte para o mundo, tem vindo a ser premiado e distinguido internacionalmente, vendo por si passar, nos últimos 15 anos, mais de um milhão de visitantes.
A entrada no FIJ tem o valor de 1€, e o público tem até ao último dia de Outubro a oportunidade para fazer valer a sua opinião, votando no seu jardim favorito, em plena visita ao recinto.
Ressalve-se ainda o facto de que já estão abertas as inscrições para a edição de 2020 do Festival Internacional de Jardins. A 16.ª edição subordina-se ao tema “A Religião nos Jardins”, e as propostas devem ser submetidas no site do FIJ (www.festivaldejardins.cm-pontedelima.pt/) até 15 de novembro, sendo que todos os interessados podem concorrer.
Fonte: Município de Ponte de Lima
26 de julho de 2019
Para ver os jardins do 15.º Festival Internacional, que tem por tema “Jardins do Fim do Mundo”, e os jardins das edições anteriores, clique AQUI
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões