De 10 a 12 de maio, na Expolima
A pista da zona Norte do país que mais provas internacionais acolhe volta a receber o CSI Ponte de Lima, inaugurando o calendário equestre da Vila mais antiga de Portugal.
Assim, de 10 a 12 de maio, este é o primeiro evento hípico do ano a decorrer na Expolima. Recorde-se que, já na sua 11.ª edição, o CSI – Concurso de Saltos Internacional de Ponte de Lima é considerado um dos melhores eventos equestres internacionais em ‘outdoor’ na disciplina de Saltos de Obstáculos.
Atraídos pela qualidade superior das infraestruturas, e pela consistência da prova de alta competição, durante três dias, largos números de cavalos e cavaleiros de diversas nacionalidades marcam presença neste evento que prestigia a região e a alta competição.
O evento que conta também com uma área comercial com produtos equestres, e com uma zona de restauração com produtos típicos e regionais, tem como cabeça de cartaz o cavaleiro António Matos Almeida, vencedor da prova rainha da última edição.
O papel do desporto equestre de alta competição é irrefutavelmente manifesto, enquanto motivador de uma série de dinâmicas que se alargam do campo desportivo, ao cultural, e, deste último, ao económico, cimentando o nome de Ponte de Lima enquanto Destino Equestre Internacional.
Fonte: Município de Ponte de Lima
7 de maio de 2019
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões