Em Ponte de Lima, dias 4 e 5 de maio
Tendo o solar da Raça Minhota em Ponte de Lima como referência, realiza-se nos dias 4 e 5 de maio o Fim-de-semana Gastronómico da Carme Minhota em Ponte de Lima.
O Município de Ponte de Lima e a APACRA - Associação Portuguesa de Criadores de Bovinos da Raça Minhota apostam nesta ação promocional com o objetivo de salvaguardar este importante recurso endógeno, promovendo o consumo de uma carne de grande qualidade, certificada, e de um paladar inesquecível.
A designação oficial da raça Minhota corresponde à toponímia da região tradicional de produção, o Entre Douro e Minho, na qual se insere a vila limiana, e onde se encontra a maior parte do efetivo da raça.
Na terra de iguarias gastronómicas, poderá encontrar pratos confecionados com Carne Minhota, com destaque para o “Naco de Minhota” e para a “Espetada de Brutus”.
Programa recreativo e musical
A par da gastronomia desfrute de um programa recreativo e musical a acontecer nas ruas do centro histórico de Ponte de Lima.
Confira o programa do Fim-de-semana gastronómico da Carne Minhota:
Dia 4 de Maio
07h30
NGPS Ponte de Lima - Rota da Carne Minhota
Local de saída e chegada: Alameda de S. João - Organização: Batotas Ponte de Lima (Informações e inscrições: www.ngpspontedelima.admeus.pt)
10h00
Inauguração da Ecovia das Laranjas – Refoios do Lima
10h30
Grupo de Bombos os Carapuças de Santa Cruz do Lima (Animação pelas Ruas do Centro Histórico)
14h00 às 15h30
Grupo de concertinas Mandinho e Amigos
Cowboy Americano e Vaca Vicky (Animação pelas Ruas do Centro Histórico)
Espetáculo de Magia Temático (Animação pelas Ruas do Centro Histórico)
Dupla de Talhantes (Animação pelas Ruas do Centro Histórico)
16h00
Workshop sobre a importância da Casta Loureiro na Cozinha Limiana, pelo crítico de comida e vinhos da revista Evasões, Fernando Melo, no CIPVV;
18h00
Inauguração da exposição de Artes Plásticas “Confronto”, da APPACDM de Ponte de Lima, na Torre da Cadeia Velha;
18h00
Duo Lethes (Largo de Camões, Passeio 25 de Abril e Avenida dos Plátanos)
21h00
Peça de teatro "As Palavras São Como Raios X", na Antiga Escola Primária de Navió, com entradas gratuitas, com Texto e Encenação de Nuno J. Loureiro, pelo Duplaface Companhia das Artes.
21h00
Grupo de Bombos e Gaitas de Fole de S. Tiago Maior de Poiares (Animação pelas Ruas do Centro Histórico)
22h00
Concerto ‘The Legendary Tigerman’, no Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima.
Dia 5 de Maio
10h00
Rusga de Beiral do Lima (Animação pelas Ruas do Centro Histórico)
12h00
Diogo Penha (Largo de Camões, Passeio 25 de Abril e Avenida dos Plátanos)
15h00
Encontros de Folclore (Avenida dos Plátanos)
Fonte: Município de Ponte de Lima
2 de maio de 2019
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões