Peregrino da Liberdade - Dalai Lama XIV

 

Peregrino da Liberdade - Dalai Lama XIV


Uma biografia minuciosa, fascinante e completa do grande líder espiritual do budismo tibetano, escrita por Ricardo de Saavedra, o primeiro jornalista português a entrevistar o Dalai Lama.

 

Perfazem-se 80 anos da descoberta do tulku, 60 da fuga para a liberdade, 30 dos maiores massacres no Tibete e da atribuição do Prémio Nobel da Paz. Este é o mote para a publicação de Peregrino da Liberdade – Dalai Lama XIV, uma biografia minuciosa, fascinante e completa do grande líder espiritual do budismo tibetano.

Ricardo de Saavedra foi o primeiro jornalista português a entrevistar o atual Dalai Lama em Dharamsala e a acompanhar uma peregrinação comemorativa do abandono de Lhasa e a sua partida para a Índia – a mítica e perigosa fuga do Dalai Lama, perseguido pelas autoridades e pelo exército chineses.

Este livro resulta de muitos minutos de entrevista gravada: inclui os gestos, a peregrinação e a aura do entrevistado.

Com documentos inéditos e fontes locais, além de fotografias igualmente inéditas, Ricardo de Saavedra – autor de O Puto (um livro fascinante sobre os anos da revolução portuguesa, prestes a ser adaptado à televisão) e da biografia de António Manuel Couto Viana – elabora uma biografia direta, simples, acessível, num momento em que o budismo regista cada vez mais adeptos no nosso país.

A sessão de lançamento do livro decorreu a 27 de Março de 2019, no El Corte Inglés, em Lisboa, com apresentação de Paulo de Morais, docente do ensino superior nas áreas da Estatística e da Matemática, conhecido pelo combate e denúncia dos mecanismos de corrupção em Portugal; a nível autárquico, Paulo de Morais foi Vice-Presidente da Câmara Municipal do Porto e membro da Assembleia Municipal de Ponte de Lima; foi um dos organizadores da primeira visita do Dalai Lama a Portugal.

A sessão de lançamento teve ainda a participação de:

Ricardo de Saavedra, Autor do livro;

Francisco José Viegas, Director Editorial da Quetzal Editores;

Alexandra Correia, Coordenadora do Grupo de Apoio ao Tibete;

Balkrishna Maganlal, portugês nascido em Moçambique, que manteve um contacto profundo com o Budismo Tibetano; estudou na Índia e na China, formando-se em Medicina Tradicional Chinesa; foi também um dos organizadores da primeira visita do Dalai Lama a Portugal; e

João Pereira de Faria, do Departamento de Comunicação e Relações Institucionais do El Corte Inglés.

A sessão terminou com a intervenção do Autor, seguida de um sentido minuto de silêncio em memória das vítimas dos massacres no Tibete.

 

Ricardo de Saavedra

Ricardo de Saavedra é jornalista.

Findo o serviço militar, radicou-se em Lourenço Marques, onde foi professor e integrou a redação do jornal Notícias, além de ter sido diretor de uma agência noticiosa. Depois viveu em Joanesburgo, onde colaborou nas rádios Suázi e RSA, dirigiu uma revista e um semanário.

Regressado a Portugal em 1987, ingressou no Diário de Notícias, onde foi editor de economia, diretor-adjunto da «Notícias Magazine», editor executivo e diretor de publicações especiais – cargo que também exerceu no Jornal de Notícias.

Publicou livros de reportagem, romance e biografia. Na Quetzal, publicou O Puto e António Manuel Couto Viana – Memorial do Coração.

Com fortes ligações a Ponte de Lima desde os tempos de juventude, Ricardo de Saavedra foi um destacado colaborador da Revista LIMIANA, sendo actualmente colaborador do Portal PONTE DE LIMA CULTURAL, onde se destacam um artigo sobre o Artista Limiano Ovídio Carneiro, de 1963, e uma entrevista ao Conde d’Aurora, de 1964.

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões