Ponte de Lima no Top 100 dos destinos sustentáveis a nível mundial

 

Ponte de Lima no Top 100 dos destinos sustentáveis a nível mundial


 

Ponte de Lima, a par dos restantes nove concelhos do Alto Minho, integra pela primeira vez, de acordo com a nota publicada no site da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), a lista dos 100 melhores destinos sustentáveis do mundo no âmbito da iniciativa “Top 100 Sustainable Destinations 2018”. O anúncio oficial foi feito no passado dia 27 de setembro, data que assinala o Dia Mundial do Turismo, na Conferência Global Green Destinations, na Holanda.

Segundo a mesma fonte, este selo de qualidade resulta de uma candidatura apresentada em abril passado pela CIM Alto Minho à Green Destinations, rede institucional que lidera uma parceria de 15 organizações internacionais especializadas em turismo sustentável e avalia os destinos concorrentes a nível mundial. A competição tem como principal objetivo “destacar histórias de sucesso e trocar boas práticas para tornar os destinos turísticos mais sustentáveis, gerando benefícios para as comunidades locais e para os viajantes”.

O tema escolhido para a edição deste ano foi precisamente “Turismo para beneficiar as comunidades locais”.

De acordo com a CIM Alto Minho, a região do Alto Minho mostrou ter um bom desempenho nos 30 critérios chave avaliados, relacionados, por exemplo, com as potencialidades do destino; medidas de proteção e conservação da natureza e meio ambiente e dos recursos culturais e tradições; a qualidade do ar; saúde e bem-estar social; a promoção de produtos locais e serviços ou a oferta de operadores turísticos, alcançando uma cotação de 8,7 em 10 pontos possíveis, ou seja, bastante acima do limiar mínimo estabelecido de 6,7 pontos.

Na nota da CIM Alto Minho é ainda referido que o Alto Minho, conhecido por ser uma região certificada pela sua excelência natural, tem cerca de 30 por cento do seu território incluído na Rede Natura 2000, sendo também a primeira NUTS III de Portugal Continental a possuir o galardão da Carta Europeia de Turismo Sustentável (CETS), concedida pela Federação Europeia de Parques Nacionais e Naturais (Federação EUROPARC).

Fonte: Município de Ponte de Lima

 

Para ver o vídeo da apresentação do território do Alto Minho como um dos 100 melhores destinos sustentáveis do mundo, clique

AQUI

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões