Vinho é mote do mais recente evento limiano – dias 17 e 18 de Agosto
"Loureiro de Ponte de Lima ConVida” é o nome do evento que se constitui como nova aposta do Município de Ponte de Lima, e que, nos dias 17 e 18 de Agosto, se propõe reunir na Expolima os produtores de Loureiro de Ponte de Lima e os produtores convidados de outras regiões vinhateiras de todo o país.
Localizada na Região Demarcada dos Vinhos Verdes, mais concretamente na sub-região do Lima, a vila de Ponte de Lima regista o maior número de produtores individuais de toda a Região dos Vinhos Verdes.
É esta a constatação que serve de mote para o evento que pretende, durante estes dois dias, afirmar Ponte de Lima como a “Capital do Loureiro”!
O certame, inserido no âmbito das atividades promovidas pelo Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde, propõe o aprofundar de conhecimentos pela comparação de diferentes castas, aromas e seu terroir. O evento sugere ainda um encontro de vigneron, com a prova de vinhos dos diversos territórios vitivinícolas do país, dando a conhecer a história de cada produtor.
Ponte de Lima tem uma longa tradição na produção de vinhos verdes. Ao longo de séculos, viticultores e adegas foram nutrindo a casta e aperfeiçoando métodos de produção.
É difícil fazer escolhas num universo tão vasto de vinhos com estas características, mas é esse o desafio que, por curiosidade, pelo vinho ou pela companhia, o Município de Ponte de Lima “ConVida” a experienciar.
25 de julho de 2018
Fonte: Município de Ponte de Lima
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões