Protocolo de Cooperação entre o Município de Ponte de Lima e o Clube Náutico de Ponte de Lima

 

Protocolo de Cooperação entre o Município de Ponte de Lima e o Clube Náutico de Ponte de Lima


 

O Protocolo de Cooperação assinado pelas duas instituições tem como finalidade definir e enquadrar as bases gerais do relacionamento entre as duas entidades e estabelecer as consequentes formas de cooperação, com vista a um aproveitamento recíproco das potencialidades e recursos de ambas e à realização de projetos e atividades de interesse comum.

 

Considerando Ponte de Lima como a “Capital” da canoagem, modalidade de reconhecido mérito, que promove o concelho aquém e além-fronteiras, o Município de Ponte de Lima celebrou um Protocolo de Cooperação com o Clube Náutico de Ponte de Lima que resulta da consonância de esforços e de vontades no que respeita à promoção e ao desenvolvimento de um serviço desportivo no concelho de Ponte de Lima.

Este serviço desportivo, baseado na prática de canoagem, destina-se aos alunos do 1º, 2º e 3º ciclo. A cerimónia de assinatura do Protocolo de Cooperação contou com a presença dos Diretores de Agrupamentos de Escolas do concelho, nomeadamente António Feijó, Ponte de Lima, Arcozelo e Freixo, unanimes na importância deste passo no sentido de permitir a todos os alunos o acesso à prática da canoagem enquanto desporto que favorece a socialização e oferece um conjunto de benefícios, não só a nível físico, como psíquico e social, proporcionando às crianças a oportunidade de aprender a cooperar e a competir saudavelmente.

Esta cerimónia realizou-se no Centro Educativo da Ribeira, freguesia de onde é natural Fernando Pimenta, atleta do Clube Náutico de Ponte de Lima, campeão do mundo em K1 5000 e vice-campeão em K1 1000, resultados obtidos durante o ano 2017. O Presidente da Direção do Clube Náutico lembrou o palmarés de medalhas que o canoísta limiano já ganhou. João Carlos Gonçalves agradeceu ao Município de Ponte de Lima e a toda a comunidade escolar, considerando que “temos que melhorar a oferta educativa das escolas (…) este protocolo vai permitir aos alunos melhorar as vivências, experiências e o contacto com o maior recurso ecológico do concelho – o Rio Lima, local de trabalho de muitos atletas e onde se formam grandes campeões”, sustentou aquele dirigente.

Acompanhado pelo Executivo Municipal, o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Victor Mendes, salientou que este é “um verdadeiro projeto de inclusão de todas as escolas (..) queremos que se torne num projeto educativo inovador, sendo um grande exemplo de cidadania que esperamos que tenha  o retorno desejado.”

O Protocolo de Cooperação assinado pelas duas instituições tem como finalidade definir e enquadrar as bases gerais do relacionamento entre as duas entidades e estabelecer as consequentes formas de cooperação, com vista a um aproveitamento recíproco das potencialidades e recursos de ambas, visando a realização de projetos e atividades de interesse comum.

Ambas as partes se comprometem assegurar o sucesso deste acordo, cabendo ao Clube Náutico definir, em articulação com o Município de Ponte de Lima, o plano de trabalho; dinamizar iniciativas de índole desportiva e canoísta que vão ao encontro das necessidades e das expectativas da população escolar; assegurar o desenvolvimento funcional do projeto com as crianças; criar as condições necessárias para o desenvolvimento do projeto e demonstrar a assiduidade das turmas mediante a apresentação dos mapas de assiduidade por parte das escolas.

Ao Município de Ponte de Lima compete a validação das especificações funcionais do projeto; a promoção e divulgação das iniciativas desenvolvidas; apoiar os responsáveis pelo projeto, e apoiar financeiramente o mesmo, sendo este “um investimento significativo, no valor de 30.000€” adiantou o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima.

Município de Ponte de Lima, 2 de fevereiro de 2018

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões