Acaba de sair o n.º 49 da LIMIANA - Revista de Informação Cultura e Turismo, editada desde 2007 pela Casa do Concelho de Ponte de Lima, com sede em Lisboa, sendo este o primeiro número publicado sob a direcção de Irene Vieira Rua (directora) e de Amândio de Sousa Vieira (director adjunto).
Neste número destaca-se o tributo prestado ao Reverendo Monsenhor José Gomes de Sousa – o Padre Zé, como continua a ser conhecido e tratado pela comunidade limiana – por ocasião da passagem dos seus 50 anos de vida sacerdotal, inteiramente dedicada a Ponte de Lima, com um texto biográfico de João Maria Carvalho, que inclui o testemunho de Victor Mendes, Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, e testemunhos autónomos de Francisco Maia de Abreu de Lima, Alberto Moreira, Lurdes Teixeira, Alípio de Matos, Manuel António Pimenta e Mário Ferreira.
O I Centenário da Morte do Poeta António Feijó é evocado por José Cândido de Oliveira Martins e Cláudio Lima, destacando-se ainda reportagens sobre o 13.º Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima e sobre o 3.º Festival de Jardins Escolinhas de Ponte de Lima, projecto que visa mobilizar e sensibilizar as camadas mais jovens para a arte dos jardins e para os problemas ambientais.
Para além de mensagens da directora e do director adjunto da revista e do novo presidente da direcção da Casa do Concelho de Ponte de Lima, são publicados neste número da LIMIANA conteúdos sobre a eleição dos novos corpos gerentes desta Associação e sobre as suas actividades mais recentes – Compasso Pascal e Romaria Limiana de 2017; sobre as comemorações do I Centenário da Morte de António Feijó; sobre o Portal “Ponte de Lima Cultural”, apresentado no passado dia 6 de Maio, no Auditório Municipal de Ponte de Lima; sobre os novos livros publicados por autores limianos; sobre o Campeonato da Europa de Maratonas de Canoagem realizado em Ponte de Lima, entre 27 de Junho e 2 de Julho de 2017; e sobre a exposição temporária patente ao público no Museu Nacional de Arte Antiga até ao próximo dia 10 de Setembro, em que são apresentados tesouros dos Museus do Vaticano sobre a figura da Virgem Maria e a rica e copiosa iconografia gerada pelo culto mariano ao longo dos séculos.
No n.º 49 da Revista LIMIANA é ainda divulgado o cartaz das Festas do Concelho de Ponte de Lima de 2017, as tradicionais Feiras Novas, que vão realizar-se de 8 a 11 do próximo mês de Setembro.
25 de Julho de 2017
José Pereira Fernandes
Para saber mais sobre Mons. Dr. José Gomes de Sousa clique AQUI
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões