28 de junho a 2 de julho de 2017
O Campeonato da Europa de Maratonas de Canoagem a realizar no Rio Lima, em Ponte de Lima de 28 de junho a 2 de julho, conta com a maior representação de sempre: 23 países já confirmados e mais de 400 atletas.
A abertura oficial da competição está marcada para quarta-feira, 28 de junho, às 18h30 em pleno Largo de Camões, tendo como cenário o Rio Lima, pista que vai acolher os 400 atletas provenientes dos seguintes países: Bélgica, República Checa, Dinamarca, Espanha, Estónia, França, Grã-Bretanha, Alemanha, Hungria, Irlanda, Itália, Croácia, Holanda, Noruega, Polónia, Portugal, Rússia, Eslovénia, Sérvia, Eslováquia, Suíça, Ucrânia, Geórgia, estando pendente a confirmação da participação da Lituânia e Roménia.
Sob a chancela da ECA (European Canoe Association), esta competição é uma co-organização da Federação Portuguesa de Canoagem, do Município de Ponte de Lima e do Clube Náutico de Ponte de Lima (CNPL).
O Município de Ponte de Lima disponibilizou meios humanos, técnicos e financeiros dinamizando uma logística ímpar para acolher este evento desportivo, consolidando uma atividade desportiva que tantos êxitos tem trazido para Portugal e projetado Ponte de Lima no Ranking nacional e mundial. Tudo isto graças à Escola de Campeões que o CNPL dispõe.
Ponte de Lima reúne todo um conjunto de condições excelentes a nível de infraestruturas, que realçam o potencial existente em termos de condições naturais, decorrentes do investimento do Município de Ponte de Lima, para a realização eventos deste género. As condições aliadas a uma vasta experiência no acolhimento e organização de eventos de grande dimensão justificam a aposta em grandes eventos mundiais, na região.
Este evento vai dividir-se numa série de provas, mediante escalões, e categorias.
As categorias de “K1 Men”, “K1 Women”, “C1 Men”, “C1 Women”, “K2 Men”, “C2 Men” e“K2 Women” são o mote do “Masters European Cup”, o campeonato europeu para atletas com mais de 35 anos, (Masters), a iniciar-se no próximo dia 27 de Junho.
Quanto aos “European Championships” propriamente ditos, as categorias de “Men K1, K2, C1,C2”, “Women K1, K2, C1”, Sub-23 tanto no masculino (K1,C1) como no feminino (K1), e Junior: “Men K1, K2, C1, C2” e “Women K1,K2,C1”, vão compor o conjunto de provas de “Long Distance” que se iniciam oficialmente no dia 29 de Junho. Mas a novidade do evento passa pelo novo formato de prova, a estrear neste campeonato em Ponte de Lima, a “Short Race”, que vai contar com as categorias de “Men” e “Woman” em K1 e C1.
Esta competição poderá ser um teste de antevisão, face à escolha do Comité de Maratona da Federação Internacional. Isto, após esta Federação ter escolhido Ponte de Lima para acolher o Campeonato da Europa de Maratona, este poderá ainda vir a ser palco da realização de uma Taça e um Campeonato do Mundo desta modalidade. Neste contexto o Município tem já submetidas duas candidaturas para a realização da Taça do Mundo de Maratona em 2019 e para o Campeonato do Mundo de Maratona, em 2021.
Acompanhe o programa no site do Município de Ponte de Lima, em www.cm-pontedelima.pt
Ponte de Lima, 26 de junho de 2017
Município de Ponte de Lima
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões