O Município de Ponte de Lima vai realizar, no dia 22 de junho, a apresentação do livro “Cardeal Saraiva: documentos raros e dispersos”, obra que congrega escritos inéditos reveladores da excecional qualidade intelectual de uma das mais proeminentes personalidades da história religiosa, política e cultural do Portugal oitocentista, compilados por ocasião das celebrações dos 250 anos de nascimento do monge beneditino.
Ao lançamento da mais recente aposta literária do Município de Ponte de Lima, seguir-se-á a apresentação do segundo número da revista cultural “Ponte de Lima: do passado ao presente, rumo ao futuro”, cuja edição se dedica integralmente à reprodução das comunicações proferidas nas conferências de tributo a Frei Francisco de São Luís (1766-1845), que decorreram de maio de 2016 a janeiro de 2017.
A cerimónia oficial acolherá também a exibição de parte de um documentário sobre a vida e obra do Cardeal Saraiva, realizado por Pedro Ramos Ferreira e Vítor Hugo Silva, que conta com as participações dos conferencistas envolvidos no ciclo de palestras consagrado à insigne figura ponte-limense.
Estas ações vão decorrer no Salão Nobre da Câmara Municipal de Ponte de Lima, pelas 18h00.
Associe-se à homenagem a Frei Francisco de São Luís e marque presença no Salão Nobre da Câmara Municipal de Ponte de Lima.
Ana Carneiro
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões