A Tradicional Vaca das Cordas em Ponte de Lima

 

A Tradicional Vaca das Cordas em Ponte de Lima


 

 

Quarta-feira, 14 de junho de 2017 / 18 horas

 

Ponte de Lima vive esta quarta-feira a tradicional Corrida da “Vaca das Cordas”.

A tradição secular que atrai à Vila de Ponte de Lima milhares de forasteiros acontece como habitualmente ao final da tarde desta quarta-feira, na véspera do feriado do Corpo de Deus.

As atenções concentram-se no Centro Histórico e na Rua do Arrabalde, onde começa a corrida da "Vaca das Cordas", seguindo em direção à Matriz, para cumprir a tradição de dar três voltas à igreja. É um dia de festa, que mostra a alma e a tradição do povo.

Ponte de Lima acolhe milhares de forasteiros que desfrutam a noite a deliciar-se com a saborosa gastronomia e a assistir a este momento cheio de simbolismo e tradição.

A tradição cumpre-se, ainda, durante a noite com a confeção dos tapetes de flores nas ruas do Centro Histórico de Ponte de Lima. Amanhã, quinta-feira, a partir das 16h30 horas, realiza-se a Procissão do Corpo de Deus.

O cartaz da Corrida da "Vaca das Cordas" deste ano é da autoria da Artista Limiana Joana Caçador.

  

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões