O 8.º Mercado das Artes é um evento de cariz cultural e artístico que decorre durante os dias 7, 8 e 9 de Julho de 2017 em Ponte de Lima, revelando a arte nas suas mais diversas formas, desde as artes plásticas à música, da literatura ao artesanato, e à grande maioria das formas de expressão artística.
A oitava edição do Mercado das Artes visa dar continuidade ao evento que, desde 2010, marca a Comunidade Artística Limiana (CAL) como entidade dinamizadora de atividades de cariz artístico e cultural. Esta iniciativa pretende ser uma forma de mostrar à comunidade o que está a ser feito em termos de produção artística, aproximando-se assim dos artistas e das diferentes vertentes da arte, com especial enfoque em artistas locais e emergentes.
O Mercado das Artes é um evento onde a arte é apresentada ao público através da exposição das obras em combinação com outras atividades (performances, concertos, workshops, etc.), incentivando a presença dos artistas no evento de maneira a “vender” os seus produtos. É um espaço propício para a troca de experiências e para a formação de novas amizades e parcerias entre os artistas que vão participar, assim como com o público. Sendo essa participação livre, há um encontro de gerações em que os mais novos aprendem os segredos dos mais velhos e, por outro lado, estes tomam contacto com as abordagens e técnicas dos mais novos.
Mais informações através do e-mail cal4990@gmail.com
Página do Facebook: https://www.facebook.com/CAL4990/
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões