Revista “LIMIANA” – Opinião de Amândio de Sousa Vieira

 

Revista “LIMIANA” – Opinião de Amândio de Sousa Vieira



Amândio de Sousa Vieira



É nome de revista, regionalista e literária, ponto de encontro com a nossa gente que em Lisboa, cidade sempre distante, faz a sua vida.

Através dela transmitem sentimentos que nós, privilegiados por vivermos junto ao Lima, nem sempre sentimos com igual intensidade.

Nasceu em Janeiro de 2007, com uma bonita capa da autoria do Arquitecto Ovídio Carneiro. O seu n.º 1 é já uma pequena jóia procurada por muitos amigos da nossa cultura. Traz notícias de muitos acontecimentos, sobressaindo o lançamento de um CD, com os hinos de Ponte de Lima e da Casa do Concelho de Ponte de Lima em Lisboa, cantados pelo Orfeão Limiano, dirigido pelo Cónego Dr. Oliveira Fernandes, acompanhado pela Banda Sinfónica da PSP, sob a direcção do Maestro José Miguel Brito.

António Feijó, letra do Hino de Ponte de Lima, Cláudio Lima e Joaquim Mendeiros Pedro, autores da letra do Hino da Casa do Concelho.

É um trabalho lindíssimo, que honra os autores, orgulha Ponte de Lima, que fica a dever este carinho à “Revista Limiana”, fruto do trabalho e dedicação de todos os que dão vida à Casa do Concelho de Ponte de Lima em Lisboa.

Em Julho de 2012 apareceu em Ponte de Lima uma revista com o mesmo nome, direcção de Júlio de Lemos e Severino de Faria, tinha a colaboração, entre outros, de António Feijó e Teófilo Carneiro. Também não tinha a sua sede na vila limiana, mas em Viana do Castelo onde era impressa na Tipografia José de Sousa.

Passados 95 anos, sem qualquer intenção em “plagiar” a antiga publicação, surge com o mesmo espírito a nova “Limiana”. É seu director o Dr. José Pereira Fernandes, que contagia com o seu entusiasmo. Herdeira da anterior da Casa do Concelho, “O Limiano”, que tendo sido uma revista digna, deixou espaço para a “Limiana”, que vem ao encontro de muitos outros valores que fazem parte da cultura limiana.

Aqui cabem as cores e a alegria do Rancho e dos Cavaquinhos da Casa do Concelho, as notícias da nossa “Pátria”, como lhe chamava o Cardeal Saraiva, a música e a poesia, os escritores de ontem e de hoje, os grandes da nossa cultura e os que pretendem comunicar, noticiar e dar expressão a tudo o que tenha a ver com este sentimento comum.

Será a saudade de quem vive e trabalha longe da sua terra e que fazem da revista “Limiana” prolongamento da alma limiana em Lisboa, que com todo o seu cosmopolitismo não consegue diluir o sentir dos que são pelo nascimento ou adopção de Ponte de Lima.

Publicação bimestral, já vai no seu oitavo número, este com uma reportagem do 4.º Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, com a mensagem do novo presidente da Casa do Concelho, João Gonçalves, com escritos de Fernando Pessoa, António M. Couto Viana, Cláudio Lima, Salvato Trigo, Isabel Alçada, Franclim Sousa, Luís Esteves, Luísa Nunes, José Manuel Araújo, A. Sá Lima, João Carlos Gonçalves, José Lima e naturalmente do seu director José Pereira Fernandes, que é expressão de tanto esforço e vontade para ser possível esta belíssima publicação.

Publicado na revista “O Anunciador das Feiras Novas”, Ano XXV, 2008

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões