Amândio de Sousa Vieira, Sócio Honorário da Casa do Concelho de Ponte de Lima

 

Amândio de Sousa Vieira, Sócio Honorário da Casa do Concelho de Ponte de Lima

 

Considerando os relevantes serviços que Amândio Amorim de Sousa Vieira vem prestando à Cultura Limiana e à Casa do Concelho de Ponte de Lima, a Direcção da CCPL propôs à Assembleia-Geral a sua admissão como Sócio Honorário da Associação, nos termos do Artigo 3.º, n.º 6, e do artigo 4.º, n.º 4, dos Estatutos, proposta que foi aprovada por unanimidade e aclamação, na Assembleia-Geral realizada no dia 26 de Fevereiro de 2012.

Com efeito, e conforme foi publicado na revista Limiana n.º 24, de Outubro de 2011, Amândio de Sousa Vieira, nascido na Vila de Ponte de Lima, em 19 de Outubro de 1949, para além de Fotógrafo dotado de um estilo singular e prenhe de sensibilidade, que lhe confere o estatuto de um dos Grandes Fotógrafos de Portugal, é um eminente vulto da Cultura Limiana que, ao longo dos anos, foi construindo uma obra de originalidade singular, dispersa por elevado número de jornais, revistas e livros, da qual se destaca a publicação das seguintes obras de temática limiana: Ponte de Lima – Formas de Ver, Ponte de Lima – Outros Tempos 1858-1949, Ponte de Lima, Minha Pátria, A Torre de Refóios – Antologia de Textos Ilustrados, Rainha D. Teresa “...e fez vila o lugar de Ponte” – antologia de textos ilustrados, Um encontro memorável, Arte de Amar Ponte de Lima – A palavra e a imagem, em co-autoria com Cláudio Lima, Feiras Novas – 1826-2006, D. Pedro IV e as Feiras Novas – 1826 e ''O Monte de Santa Maria Madalena, em Homenagem ao limianista e Reverendo Padre Manuel Dias.

Em 2010, ilustrou com a sua arte a obra de Luís Dantas intitulada ''Os Garranos na Península Ibérica''.

Ilustrou ainda, em 2011, com o seu génio fotográfico, o livro ''Sarrabulho de Ponte de Lima: A Gastronomia da Tradição'', que representou Portugal na final do Gourmand World Cookbooks Awards 2011, em França, como foi noticiado na Limiana n.º 26, do passado mês de Fevereiro.

Também as fotografias do livro “As Portadas na Arquitectura Civil do Concelho de Ponte de Lima: Estruturas, Funções e Significados”, da autoria de Maria Amélia da Silva Paiva, número 4, da colecção “Estudos e Documentos” da responsabilidade do Arquivo de Ponte de Lima, são, na sua maior parte, da autoria de Amândio de Sousa Vieira.

Para além deste relevante contributo para o desenvolvimento da Cultura Limiana, Amândio de Sousa Vieira tem-se afirmado também como um dos mais proeminentes colaboradores da revista Limiana, editada pela Casa do Concelho de Ponte de Lima, apoiando incondicionalmente este projecto através da sua arte fotográfica, sem qualquer compensação material pelo seu trabalho, sendo da sua autoria a grande maioria das fotografias nela publicadas, quer a pedido dos respectivos colaboradores, quer da direcção da própria revista.

Acresce que, ao longo dos 25 anos de vida da Casa do Concelho de Ponte de Lima, Amândio de Sousa Vieira tem prestado a esta Associação muitos outros serviços de valor inestimável, de que é exemplo a cedência de fotografias que têm permitido a organização de exposições fotográficas em Lisboa sobre Ponte de Lima, como foi o caso da exposição organizada no dia 25 de Fevereiro de 2012, no âmbito da Mostra do Artesanato e do Livro Limiano em Lisboa e do Espectáculo Comemorativo das Bodas de Prata da Casa do Concelho de Ponte de Lima, realizados no Auditório da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa.

Publicado na LIMIANA – Revista de Informação, Cultura e Turismo n.º 27, de Abril de 2012

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões