O Padre Zé e os Jovens de Ponte de Lima, por Alberto Moreira

 

O Padre Zé e os Jovens de Ponte de Lima, por Alberto Moreira



Alberto Moreira



O Padre José Gomes de Sousa, ou simplesmente “Padre Zé”, chegou a Ponte de Lima no ano de 1967, precisamente quando eu frequentava, com catorze anos de idade, o quarto ano liceal do extinto Externato Cardeal Saraiva, instalado na “Villa Moraes”.

O aparecimento de um padre muito jovem na paróquia de Santa Maria dos Anjos/Ponte de Lima foi uma lufada de ar fresco, tendo o Padre Zé, com as suas novas ideias para a época, rapidamente captado a simpatia e a solidariedade de todos os jovens.

Numa altura de transição de valores, em que a Sociedade começava a entender que não tinha qualquer cabimento a enorme separação que existia entre os jovens de ambos os sexos, o Padre Zé teve um papel preponderante na aproximação, sem complexos, entre os rapazes e as raparigas de então, que frequentavam o Colégio D. Maria Pia, promovendo encontros e convívios entre todos.

Depois, a faceta desportiva do padre Zé, com jeito para a prática de futebol, que jogava de forma dura mas leal, foi também um forte incentivo para promover o relacionamento dos jovens, sem descriminação da sua condição social e económica.

Por todas estas razões e muitas outras que tornariam longo este pequeno tributo, bem merece o Padre Zé que a paróquia de Ponte de Lima promova os festejos do 50.º aniversário da sua permanência entre os limianos, e que outro tanto se venha a concretizar!!!

Cá estaremos.

Ponte de Lima, 26 de Maio de 2017

Publicado na LIMIANA – Revista de Informação, Cultura e Turismo
n.º 49, de Abril/Maio/Junho de 2017

 

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões