José Dantas Lima Pereira é uma personalidade limiana que bem merece lugar de destaque neste prestigiado "Portal".
Sendo eu o mais comum dos mortais, tenho obrigação de dizer, valendo-me das palavras escritas, aquelas que para o bem ou para o mal ficam guardadas, o que as pessoas do meu pequeno mundo, o mais simples e popular, vão dizendo e naturalmente vou ouvindo, a respeito deste homem bom.
Não vou fazer aqui o elogio dos prémios, das vitórias, das dádivas à cultura, do carinho pelas tradições, do incontestável amor ao Teatro, da brilhante direção do Teatro Diogo Bernardes… não preciso, outros muito mais sábios e inteligentes saberão fazê-lo com muito mais crédito.
Apesar disso, não poderia deixar de evocar, por me ter tocado particularmente, a entrega do Prémio Prestígio Personalidade, reconhecimento ao mais alto nível da Fundação Inatel. Tive a feliz sorte, em 4 de Março de 2017, dia tão simbólico para os Limianos, de estar presente, e ter fotografado essa memorável jornada, a emoção de Dantas Lima, ao lado da esposa, a olhar feliz para o símbolo do seu prémio é sem dúvida uma imagem bem significativa do momento, todos os seus filhos estiveram presentes, felizes e orgulhosos.
O que quero deixar aqui, neste dia carregado de simbolismo, 25 de Abril de 2020, em que escrevo este texto apesar da tremenda angústia do momento, é a minha admiração e das pessoas em meu redor pela atitude perante a vida, traduzida pela promoção cultural da nossa terra, e não só. Dantas Lima não se limitou a cumprir, e bem, o seu dever profissional, ultrapassou aquilo que todos os que são remunerados pelo seu trabalho têm obrigação de fazer. São muitas as atitudes exemplares, fora do seu serviço normal, que teve por verdadeiro altruísmo, dando horas sem fim do seu tempo, sempre com o intuito de ensinar, ajudar e promover.
Enquanto viver, vou continuar a agradecer a José Dantas Lima Pereira a sua humanidade de cidadão exemplar, que deu e continua a dar muita da sua generosa sabedoria, sem vaidade ou arrogância, nem procurando aproveitamento de nenhuma espécie.
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões