Os Garranos na Península Ibérica – um livro de Luís Dantas e Amândio de Sousa Vieira, por João Barros

 

Os Garranos na Península Ibérica – um livro de Luís Dantas e Amândio de Sousa Vieira, por João Barros



João Barros



O olhar doce, redondinho, vivamente expressivo, cintilante, parece dizer:

- Olá amigo!

- Gosto de te ver!

Esse olhar faz-nos olhar também. Prende-nos no encanto desse fito e põe os nossos olhos a dizer:

- Olá cavalinho lindo!

- Também gosto muito de ti e de te ver!

“Os garranos na Península Ibérica” é o título do livro dos autores Luís Dantas e Amândio de Sousa Vieira, texto e fotografia respectivamente, que nos alicia a entrar pelas suas páginas adentro impelidos pela cumplicidade desses olhares.

Deparamo-nos, então, com um meticuloso e profundo estudo histórico articulado numa subtil arquitectura de temas e imagens de notável valor estético e documental. Do mais ilustre ao mais simples dos homens, as histórias da vida têm esse parceiro a atravessar o tempo e a construir a civilização consigo.

Para além do significado, a conjugação das palavras com as imagens dá-lhes melodia, deixa-nos ver-lhes a alma. Enaltecem e dignificam aqueles que embora de pequena estatura são de elevado estatuto e que, como os homens, não se medem aos palmos, mas sim pelo que fazem.

Vem este livro oportunamente contribuir para a temática da preservação da Raça Garrana deixando-nos o testemunho dos seus feitos. Justifica a importância de nos preocuparmos com o seu habitat, a sua criação e, sobretudo, de lhe atribuir uso, criando modalidades onde possa revelar as suas aptidões e virtudes. Que essa preservação se estabeleça pela sua utilidade e não se reduza a mera criação de animais de exposição em qualquer “jardim” mais ou menos zoológico.

Esta louvável edição do Município de Ponte de Lima revela notável produção aos níveis do design gráfico, da impressão e acabamento pelo que é de salientar o excelente trabalho de toda a equipa felicitando-a na pessoa do seu coordenador editorial José Sousa Vieira.

Do trabalho dos autores perscruta-se a atenta finura dos seus “olhares redondinhos” ao dizerem… como diz o povo – Ai que burrinha linda!

Publicado na LIMIANA – Revista de Informação, Cultura e Turismo n.º 19, de Outubro de 2010

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões