Mensagem de Amândio de Sousa Vieira

 

Mensagem de Amândio de Sousa Vieira

 

Lida na sessão de apresentação do livro "Narrativas" da minha vida,  realizada no Auditório Municipal de Ponte de Lima, em 21 de Outubro de 2018



Amândio de Sousa Vieira



Estimado Senhor Dr. Francisco Abreu Lima:

Sendo eu o mais humilde dos muitos amigos que V.ª Ex.ª tem, não poderia, porque assim me obriga a enorme estima que tenho pelo Senhor Dr. Francisco, e pela honra que me dá, deixar de dizer estas palavras, que procuram ser expressão de um grande respeito e admiração.

Faz parte o Senhor Dr. Francisco do número restrito daqueles que consideramos os melhores filhos de Ponte de Lima. Toda a minha vida ouvi as melhores referências à sua humanidade.

Tive a sorte de acompanhar o Senhor Dr. Francisco em muitos momentos porque, estando sempre em lugares cimeiros da vida pública, eu, devido à minha profissão, fui sendo testemunha privilegiada da sua ação, sempre pautada por uma invulgar dignidade, o melhor serviço a Portugal, e um não escondido amor a Ponte de Lima e à sua história, verdadeiro cultor das personalidades locais e, muito especialmente, da sua gente. Talvez por isso, a minha pequena participação na homenagem à fundadora da vila. Acompanhei, modestamente, a concretização da ideia do Senhor Dr. Francisco, de erguer uma estátua à Rainha D. Teresa, tendo ao seu lado outro dos grandes vultos limianos, o Senhor Embaixador Dr. João de Sá Coutinho, Conde D’Aurora, de quem temos muitas saudades.

Ver erguer aquela estátua foi um momento de elevação; sentimos, olhando aquele monumento, respeito pela nossa história, uma grande responsabilidade e uma enorme gratidão ao seu mentor. Quando dei a razão da minha presença, tão imprevisível, perto de pessoas tão ilustres, só quis explicar a enorme humanidade do Senhor Dr. Francisco que, não precisando de mim para nada, quis ter perto uma pessoa da sua terra que, de certo modo, representava aqueles que mais protegeu.

Obrigado, muito obrigado, Senhor Dr. Francisco, por uma vida repleta de generosidade, sempre ao serviço de todos, e por nos dar oportunidade de conhecer mais detalhadamente uma existência tão rica.

Hoje, não só a sua ilustre família, mas todos os filhos desta “Terra de Ponte” e os seus inúmeros amigos ficam com o coração mais cheio, por este livro, que conta a história de uma vida exemplar.

Ponte de Lima, 21 de Outubro de 2018
Amândio Vieira

 

Para saber mais sobre o Monumento a D. Teresa erigido em Ponte de Lima, clique  AQUI

 

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões