O Instituto Britânico de Ponte de Lima esteve mais uma vez presente no Congresso da Associação Portuguesa de Professores de Inglês (APPI), realizado no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro e no Mélia Hotel, que reuniu mais de seiscentos profissionais dos vários níveis do ensino da língua Inglesa. Cerca de uma centena de oradores nacionais e internacionais apresentaram neste Congresso várias atividades e experiências, com estratégias e técnicas de desenvolvimento profissional com apresentação de formas efetivas de desenvolvimento de competências emocionais dos profissionais da língua Inglesa.
Este Congresso, que decorreu de 27 a 29 de Abril de 2018, sob o tema “TEACHING EFFECTIVELY, TEACHING AFFECTIVELY”, teve como objetivo o processo do ensino/aprendizagem, indo de encontro às necessidades dos alunos e às competências determinantes do perfil do aluno/professor para o século XXI.
Considerando que o século XXI coloca desafios aos sistemas educativos, pois o perfil do aluno prevê domínio de competências, saberes e capacidade de aprender e valorizar a educação ao longo da vida, visto que, sem boas aprendizagens não há bons resultados, os organizadores da Conferência convidaram todos os delegados a trocarem ideias e metodologias sobre como poderá ser o professor do século XXI quanto ao ensino efetivo e afetivo.
Segundo um estudo realizado, a influência do professor sobre o aluno é de longe muito enriquecedora, visto que tem uma grande influência no seu desenvolvimento. Para educar com coerência e flexibilidade, garantindo o acesso à aprendizagem, os professores deverão ser mais conscientes, mais críticos e mais preparados para as transformações sociais e tecnológicas, contribuindo deste modo para um currículo de sucesso dos alunos.
Como educadores, temos a oportunidade e o dever de conduzir o pensamento neste mundo globalizado, que exige dos líderes estratégias de abordagem pedagógica e didáticas, de preparação, monotorização e avaliação de competências dos alunos para o competitivo século XXI, respondendo aos problemas globais, pois, ao aprendermos uma língua, vemos o mundo através de diferentes emoções e sentimentos.
Concluindo, foi um congresso muito participativo e dinâmico onde os profissionais do ensino da língua Inglesa tiveram oportunidade de acompanhar as mudanças de ensino no mundo global, onde o Inglês continua a ser a maior ferramenta para a comunicação entre os povos dos vários países.
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões