A Obra “Os Limianos” e a história do futebol em Ponte de Lima, da autoria de João Carlos Brandão Gonçalves, foi editada pelo Município de Ponte de Lima em Janeiro de 2013, no âmbito das comemorações do sexagésimo aniversário da Associação Desportiva “Os Limianos”.
Volvido mais de meio século de existência, “Os Limianos” continuam a ser o maior clube desportivo do concelho e um dos maiores do distrito de Viana do Castelo, com prestígio nacional, confirmado pelo seu título nacional da 3.ª divisão, conquistado na época 1995/96.
Nesta publicação, o autor procurou retratar o futebol limiano, desde o início do século, aqueles que são os antecedentes de “Os Limianos”, até à fundação da Associação Desportiva “Os Limianos”, a história do clube desde os seus primeiros passos, os seus grandes protagonistas, dos dirigentes aos jogadores, os momentos altos e os menos bons da vida do nosso clube, em suma, cinquenta e oito anos de história até hoje nunca escrita.
Na pesquisa para a elaboração deste livro, João Carlos Gonçalves recorreu aos arquivos do clube, da imprensa local e nacional e a testemunhos daqueles “que estiveram nos grandes momentos da vida do clube, desde a sua fundação até aos nossos dias. São esses testemunhos dos que fundaram o clube, dos que o serviram, dos que muito trabalharam para o engrandecer, que tivemos a honra de conhecer, ouvir e utilizar para a concretização deste trabalho”.
O autor do livro “Os Limianos” e a história do futebol em Ponte de Lima, considera que esta obra é sobretudo dedicada a todos aqueles que fizeram de “Os Limianos” aquilo que hoje são e aquilo que representam para Ponte de Lima, para o concelho e para o desporto distrital e nacional.
Com cerca de 440 páginas e mais de 600 fotografias, o livro ilustra a história do futebol em Ponte de Lima desde o início do século XX até aos nossos dias, contendo os relatos das épocas futebolísticas e um pouco das vivências que tanto aproximaram o concelho ao seu clube mais representativo.
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões