A Biblioteca Municipal de Ponte de Lima promoveu, durante o mês de fevereiro de 2014, o Concurso “Carta à Rainha D. Teresa”.
Esta iniciativa visou assinalar o Dia de Ponte de Lima, comemorado no dia 4 de Março, e estimular o gosto pela escrita criativa, consolidando hábitos de leitura e de escrita.
A criatividade e imaginação colocadas em texto resultaram num conjunto de cartas notáveis.
A carta vencedora veio do Agrupamento de Escolas de Freixo, mais especificamente do 3.º ano do Centro Educativo de Freixo.
A vencedora deste concurso foi Érica Coura, que nos brindou com a carta abaixo transcrita, que repassa empenho, autenticidade, originalidade e imaginação.
Todos os participantes receberam diplomas e a vencedora foi premiada com um conjunto de livros, adequados à sua faixa etária.
Ponte de Lima, 4 de março de 2014
Sua Alteza,
Rainha D. Teresa,
Nem imagina o quanto eu gosto de viver em Ponte de Lima. Tenho certeza que se a D. Teresa ainda aqui estivesse não estaria orgulhosa, mas sim orgulhosíssima da vila que criou.
Não sabe o quanto a vila mudou desde 1125 e, claro, para melhor. Ao longo dos tempos, Ponte de Lima foi somando, à sua beleza natural, magníficas construções que aumentaram significativamente o valor histórico, cultural e arquitetónico, não só da vila como de todo o concelho.
Posso-lhe mencionar que entre os meus preferidos estão o Museu do Brinquedo Português, onde estão em exposição brinquedos que hoje em dia já não existem, os jardins, em especial o jardim temático, no Parque do Arnado, o Festival Internacional de Jardins, que é um evento anual, realizado desde 2005, e não posso deixar de mencionar os vários Grupos Folclóricos que existem no concelho, especialmente o da minha freguesia, Sandiães, do qual faço parte e onde aprendo o uso e costumes dos nossos antepassados.
E as festas do concelho, as Feiras Novas, a Vaca das Cordas, o que a D. Teresa se ia divertir! Três dias e três noites de festa sem parar. Milhares de pessoas de todo o país e até de outros países vêm divertir-se nas nossas festas.
E o nosso rio, o Rio Lima! Lindo e maravilhoso que durante séculos regou as nossas terras e abasteceu de água as nossas casas, permite que visitantes e residentes desfrutem dele, pois felizmente a poluição ainda a ele não chegou.
Uma última coisa lhe quero dizer e que enche de orgulho a todos os que somos limianos: não só somos a vila mais antiga e bonita de Portugal, como também no ano de 2013 ficámos em primeiro lugar no ranking dos destinos mais procurados da região Norte para férias.
Aqui me despeço com pena de não ter mais tempo para mais maravilhas lhe contar, quem sabe numa próxima oportunidade.
Mas diga lá D. Teresa, com todas estas maravilhas não acha que o foral que outorgou a Ponte de Lima foi a melhor coisa que fez no seu reinado?
A sua súbdita: Erica Coura
Turma A4 –3.º ano de Freixo
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões