Adelino Tito de Morais
Foi inaugurado no dia 3 de Março de 2013 um novo espaço comercial e cultural na vila de Ponte de Lima: a Livraria alfarrabista ler.com.gosto.
Trata-se dum local de referência para bibliófilos e coleccionadores de livros antigos, raros ou curiosos, para além de manuscritos, gravuras, e outra documentação.
O concelho de Ponte de Lima e região incluem-se nos documentos disseminados pelas estantes, ou no catálogo mensal disponível na Internet, entre edições esgotadas ou recentes, de clássicos nacionais: Agustina, Aquilino, Camilo, Eça, Ramalho, Torga, etc.
Conceição Norberto é a proprietária da Livraria ler.com.gosto, jovem investigadora e dedicada ao culto do livro, à temática apaixonante que ele também nos incute, de quem registamos um apontamento biográfico a justificar essa afirmação:
Nascida na freguesia da Correlhã em 1982, a sua vida académica e trajeto profissional iniciou-se pelo Alentejo.
Após concluir a Licenciatura em História – Ramo Património Cultural na Universidade de Évora, regressa a Ponte de Lima, para fundar e dirigir a revista Terras de Cornélio Cipião (História, Etnografia e Património).
De regresso à vida académica, Conceição Norberto frequentou depois uma Especialização em Museus e Educação e prosseguiu no Mestrado em Museologia. Como tema da sua Tese escolheu As Rotas Jacobeias em Portugal: estudo e divulgação do caso Alentejano- legando-nos um novo contributo no contexto de turismo cultural dessa região sul do país, onde também foi responsável pelo Serviço Educativo do Convento dos Remédios, organizando diversos eventos desde visitas guiadas até à nomeação de Comissária da exposição À Descoberta da Sombra (Relógios de Sol) que decorreu nesse espaço cultural.
Seguiu-se, uma passagem pelo Museu das Comunicações da Fundação Portuguesa das Comunicações.
Do seu currículo, Conceição Norberto regista inda várias participações em colóquios e congressos, nomeadamente em Arcos de Valdevez, Cascais, Évora, Lisboa e Pontevedra, de que resultaram algumas publicações em livro ou Actas.
Do seu local de trabalho, agradável e acolhedor espaço no centro histórico, a proprietária pretende também fazer dele um elo de dinamização cultural entre clientes e amigos.
Algumas propostas estão em agendamento, salientando-se a 1 de Junho próximo pelas 18,00 h uma evocação do nascimento do nosso poeta e diplomata António Feijó (1859-1917), moderado pelo conterrâneo Doutor José Cândido Martins, especialista no assunto, e docente da Universidade Católica Portuguesa em Braga.
In: LIMIANA – Revista de Informação, Cultura e Turismo n.º 33, de Junho de 2013
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões