Homenagem ao nosso Pai, Ovídio da Fonte Carneiro, no dia do seu 83.º Aniversário

 

Homenagem ao nosso Pai, Ovídio da Fonte Carneiro, no dia do seu 83.º Aniversário

 

 

Nuno Ovídio Sá da Fonte Carneiro
João Pedro Sá da Fonte Carneiro

Homenagear e falar sobre o nosso Pai não se apresenta tarefa fácil, uma vez que, sendo ele também um dos pilares da base de quem somos, é um pouco difícil separar essas águas e dificilmente conseguiremos expressar em tão poucas palavras todas as emoções e orgulho que por ele sentimos.

Consideramos que o nosso Pai tem uma história que é um verdadeiro exemplo de vida e que demonstra uma enorme capacidade para ultrapassar obstáculos.

No seu caso, desde tenra idade, o destino não parecia querer traçar-lhe um futuro muito risonho, uma vez que nasceu numa família de poucas posses que, apesar de sempre querer o melhor para si, tudo indicava que não poderia proporcionar-lhe muito mais que um futuro pouco promissor.

No entanto, quem tem convicção no que quer, quem tem paixão no que faz e sabe agarrar as oportunidades que a vida lhe apresenta, como aconteceu com a oportunidade que o General Norton de Matos lhe proporcionou ao aperceber-se do seu dom para as artes, permitindo-lhe estudar desde muito jovem na Casa Pia de Lisboa, tem possibilidade de alcançar o que aparenta ser inacessível.

O agarrar dessa oportunidade permitiu ao nosso Pai licenciar-se, primeiro em pintura e posteriormente em arquitectura, vivendo uma parte significativa da sua vida em Lisboa, cidade que tanto o marcou, que nunca esqueceu, e que só ela conseguiu rivalizar com o seu encanto pelo Minho e, em particular, com o seu orgulho em ser Limiano, o que o fez regressar mais tarde, estabelecer-se e constituir família na cidade de Viana do Castelo, não deixando sempre de estar muito presente e muito próximo da sua terra natal, Ponte de Lima.

Não podemos aqui deixar de homenagear também o papel e o contributo preponderante que, a partir desta fase da vida do nosso Pai, a companheira da sua vida, a nossa Mãe, desempenhou no seu percurso de vida com um incessante orgulho e incentivo ao desenvolvimento da sua arte, em particular, a pintura.

Em Viana de Castelo, o nosso Pai exerceu a profissão de professor e simultaneamente praticou com paixão a sua arte na pintura e arquitectura, o que lhe permitiu almejar o que consideramos ser um dos maiores desafios do Homem, que é o deixar a sua marca de presença no planeta onde vivemos, com uma vasta e diversificada obra quer ao nível de pintura quer ao nível de arquitectura. Obra essa que nos traz o desafio, a convicção e o empenho de a promover e divulgar, permitindo que se recorde o seu nome por largos anos.

Consideramos que a melhor forma de honrarmos o nosso Pai é expressarmos o nosso orgulho pelo caminho que percorreu ao longo da sua vida e a forma como o fez, sempre com independência, transmitindo-nos importantes valores com o seu forte empenho e dedicação ao trabalho e à família e o regozijo em ser Limiano.

Viana do Castelo, 27 de Março de 2021

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões