A minha homenagem a um grande limiano, pelo aniversário e muito especialmente ao seu enorme talento, que muito orgulha Ponte de Lima
Estarei aqui com muito gosto e saudade a representar a minha saudosa avó Delfina, amiga da sua mãe, ambas do antigo bairro do Pinheiro, onde a solidariedade amenizava as dificuldades. Por essa amizade, convidou a minha avó para madrinha do seu menino, que veio a ser um grande e talentoso artista.
Minha avó tinha particular orgulho no seu afilhado Ovídio. Durante muitos anos acreditei que era mais um familiar, tal era o gosto que tinha nos seus progressos e constantes sucessos, o permanente elogio que lhe dedicava, apontando-o como exemplo de capacidade e trabalho, perante os nossos titubeantes passos na vida, o que assim me levavam a pensar.
Influenciou para que lhe fosse dado o nome do seu marido, meu avô, essa também é uma das razões para eu imaginar que este talentoso artista era um dos nossos familiares. Não tanto pelo convívio, que era quase nulo, eu vivia no arrabalde da vila e era um pouco mais novo, mas muito mais pelo sincero orgulho que a minha avó tinha pelos seus progressos e não se cansava de os transmitir.
Passaram muitos anos, só voltei a ter contacto com o Arquiteto Ovídio devido ao nosso comum amor pelas Feiras Novas.
Os seus cartazes fizeram história, de grande beleza e expressividade, sensibilizaram-me muito, marcaram a diferença e ficaram como dos mais bonitos jamais feitos para anunciar as nossas grandes festas.
No ano de 2001, continuando a demonstrar carinho pelas tradições da sua terra, surpreende-nos com um excelente cartaz, anunciando a Vaca das Cordas, na mesma linha de qualidade dos anteriores, dedicados às Feiras Novas.
Em 2006, assinalando os 180 anos das Feiras Novas, sugeri ao então Presidente da Comissão das Festas, Dr. Franclim Sousa, que convidasse este artista para fazer o cartaz desse ano. Aceite a sugestão, o convite foi bem recebido e as Feiras Novas ganharam mais um excelente cartaz.
Tive a honra de estar ao lado do Arquiteto Ovídio. Coincidiu a apresentação do livro “Feiras Novas 1826-2006” no mesmo dia e local, o Teatro Diogo Bernardes, com a primeira exposição pública do cartaz, muito aplaudido, que em boa hora realizou, dando-me oportunidade de fechar artisticamente esse livro, com o seu trabalho, que muito valorizou a obra e as Festas do Concelho de 2006.
A minha gratidão, admiração, estima e votos de muitos mais aniversários.
Março de 2021
Ponte de Lima no Mapa
Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.
Sugestões