Estou a Adorá-lo (Áustria)

Estou a Adorá-lo (Áustria)


Concepção da ideia e concepção técnica

  • Dominika Cerepkaiova — Estudante
  • Hana Krizanova — Estudante
  • Marek Lecko — Estudante
  • Klaus-Peter Lorenz — Estudante
  • Roland Wück — Assessor
  • Institute of Landscape Architecture, University of Natural Resources and Applied Life Sciences — Vienna
  •  

Produção

  • Município de Ponte de Lima

 

O mundo está a ficar cada vez mais pequeno. Quem quiser provar massa chinesa ou pizza, nem sequer necessita de viajar. O mundo gastronómico actualmente cabe numa caixa de fósforos; pode-se comer qualquer coisa em qualquer lado – comer rápido, comer barato. Mas para onde nos dirigimos realmente? Ainda temos contacto com a autenticidade esquecida encoberta por camadas de batatas fritas, de cachorros e de hambúrgueres?

Visite o nosso jardim. Nem tudo o que brilha é ouro…

Entre por um portal em forma de caixa de batatas fritas e abra caminho por meio de batatas fritas gigantes espalhadas. Se conseguiu, esteja à vontade para sentar-se, baloiçar, subir, ou até montar uma delas! Tente evitar molhar-se no ketchup (poças de begónias). No fundo do jardim, ainda vai encontrar a embalagem do ketchup. Espreite para o espelho dentro da embalagem e atente para a sua imagem… É o que quer ser ou, melhor, o que querem que seja?

O cenário distribui-se em áreas de gravilha geometricamente divididas e separadas por filas estreitas de tijolo burro. Estas áreas representam os fundamentos culturais nos quais nos posicionamos e crescemos.

Seja bem-vindo e venha descobrir.

Queremos que seja o buscador; queremos que desenterre os intrincados detalhes que escondemos para si neste jardim. Queremos que reconheça quão célere a comida rápida pode verdadeiramente ser. Queremos que seja crítico e filósofo. Sobretudo, esperamos que, depois de participar na nossa pequena aventura de jardim, sinta o desejo de voltar à casa da avó e apreciar uma deliciosa refeição caseira.

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões