O Jardim Fa D’Eau (França)

O Jardim Fa D’Eau (França)


Concepção da ideia e concepção técnica

  • Collectif Les Jardiniers Nomades / Stanislas Bah Chuzeville - Arquitecto Paisagista
  • Richard Mariotte - Arquitecto Paisagista
  • Arnaud Mermet-Gerlat - Arquitecto Paisagista

 

Produção

  • Município de Ponte de Lima

 

O título deste jardim, que associa a nota musical fá ao termo francês d’eau, pretende fazer a ligação entre o jardim e a música, mais precisamente, no que respeita a fonética, ao Fado (FA D’EAU).

Contudo, o jardim Fa D’Eau não é apenas um piscar de olho à música tradicional portuguesa, pois trata-se também de um jardim de águas musicais. Relembra, ao teatralizar, os jardins de água do Renascimento italiano e os jogos de água de Versalhes. Aqui, a água, elemento emblemático, fonte de vida, torna-se fonte de prazer para os nossos sentidos. O visitante transforma-se em músico, até mesmo em chefe de orquestra. Pode escolher qual o som que deseja fazer ecoar: um som agudo e fino com a ajuda dos xilofones aquáticos ou um som grave e potente através do gongo.

Na origem, os Jardineiros Nómadas são um grupo de jovens diplomados do Mestrado em Arquitectura Paisagista, de Gembloux, na Bélgica. Ao sabor das suas aventuras, a equipa sabe também rodear-se de novas competências, ao associar-se a novos membros que partilham o mesmo gosto pela concepção de espaços.

Sempre na procura de novas paisagens para investir, os Jardineiros Nómadas gostam de trazer um novo olhar sobre os lugares que lhes são confiados. O problema da prática, do desenvolvimento de um projecto desenhado e a interactividade com o público, levado a apropriar-se dos projectos, está na base da reflexão da equipa.

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões