CAL - Comunidade Artística Limiana

 

CAL - Comunidade Artística Limiana


 

Natureza Jurídica: Associação
NIF: 509374824
Tipo de Entidade: Entidade de Programação

 

Breve Historial

 

A Comunidade Artística Limiana (CAL) é uma associação cultural sem fins lucrativos sediada na vila de Ponte de Lima.

Esta entidade tem como objetivos a organização e promoção de eventos de natureza artística e cultural, dando especial destaque aos artistas locais. Criada em Março de 2010, a CAL tem vindo a realizar diversas atividades como exposições, concertos, workshops e formações, sempre abertas à comunidade e com vantagens para os seus associados. Em colaboração com a autarquia local, a Câmara Municipal de Ponte de Lima, foram também realizados alguns eventos bem sucedidos, relevantes para o historial da associação, para os artistas locais e para a comunidade. Os diversos Mercado das Artes, o concerto do Grupo de Fadistas Limianos ou a exposição da obra do artista limiano Zé Micamé, entre outros, são exemplos dessa colaboração.

Pretende-se, então, atuar em vários sentidos. De dentro para dentro, de dentro para fora e de fora para dentro. Para isso, será criada uma base de apoio para os artistas locais, nomeadamente na promoção e divulgação do seu trabalho, tanto a nível local como nacional e, eventualmente, internacional, estabelecendo-se, para esse efeito, contactos e parcerias com outras entidades de cariz idêntico, a fim de criar um sistema de intercâmbio de conteúdos artísticos e culturais.

A vila de Ponte de Lima está situada numa zona privilegiada do Alto Minho, a nível de acessibilidade, e os seus atrativos turísticos são, indiscutivelmente, vastos e de uma enorme relevância histórico-cultural. Se, por um lado, é da maior importância preservar esse património e valorizar as tradições locais, por outro, é também essencial que exista uma oferta cultural que vá ao encontro da constante evolução da sociedade contemporânea e que acompanhe as novas tendências de expressão artística. É precisamente aqui que a associação CAL se quer posicionar como entidade dinamizadora de forma a reforçar e a intervir no meio social e artístico.

Partindo da iniciativa particular de pessoas que partilham a mesma ambição, espírito de iniciativa e vontade de contribuir para a melhoria da oferta cultural na terra onde habitam, a CAL espera sempre contar com o apoio e a participação dos seus conterrâneos, que, tal como os membros fundadores e toda a sua equipa, terão oportunidade de se envolverem em atividades, apresentarem propostas, participarem na organização de eventos, assim como desenvolverem noções de responsabilidade cívica, de trabalho em equipa, cumprimento de prazos, gestão de recursos, distribuição de tarefas, ou seja, tudo que o esteja inerente às atividades que uma associação cultural deste género desenvolve.

A CAL tem vindo a colaborar com outras associações locais, tanto na organização de atividades como na mútua promoção e divulgação. O grande evento que marcou também o arranque das atividades da Comunidade Artística Limiana foi o Mercado das Artes 2010, que se realizou entre os dias 4 e 6 de Junho no Mercado Municipal de Ponte de Lima. Este evento contou com a participação de mais de 40 artistas da zona, em diversas áreas como a música, artes plásticas, teatro, dança, literatura e artes performativas.

Juntamente com a CAL estiveram envolvidas associações de teatro (Unhas do Diabo e Duplaface), a Academia de Música Fernandes Fão, a escola de dança ADEIXA e a Escola Secundária de Ponte de Lima, que integraram a programação do evento.

Desde então, este evento (já na sua 8.ª edição) tem marcado o panorama artístico limiano através da exposição de vários artistas, alguns deles presentes desde a primeira edição e que desde então têm visto o seu percurso artístico tornar-se cada vez mais notório nacional e internacionalmente, e mostra de várias facetas culturais como a música, o teatro, a literatura, artes performativas, entre outras.

 

Mais informações através do e-mail  cal4990@gmail.com

Página do Facebook:  https://www.facebook.com/CAL4990/

  

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões