Querubim Lapa e o enriquecimento do património artístico de Ponte de Lima

 

Querubim Lapa e o enriquecimento do património artístico de Ponte de Lima


João de Araújo Pimenta

 

Quem demanda o átrio da consulta externa do Hospital do Conde de Bertiandos encontra um painel de azulejos (3,5X2,8m) com uma configuração abstractizante. Representa um trabalho da autoria de Querubim Lapa (Portimão,1925 - Lisboa,2016),ceramista que executou também obras de tapeçaria, gravura, escultura e desenho.

Para a presença desta peça de arte no nosso hospital contribuiu o mecenato da Caixa Geral de Depósitos, no qual muito concorreu a acção do Dr. Alexandre Vaz Pinto quando membro do conselho de administração desta instituição bancária e, sendo ainda presidente do conselho geral do nosso hospital, empenhou-se com toda a alma para concretizar a proposta que o conselho de administração do hospital, ao qual então presidíamos, lhe dirigiu no sentido de obter fundos para a aquisição de uma obra de arte, a instalar no átrio da consulta  externa.

Conseguido tal subsídio, tivemos o ensejo de contactar pessoalmente com mestre  Querubim Lapa no Museu Nacional do Azulejo, aquando da sua exposição retrospectiva, em 1994,ano em que Lisboa foi a Capital Europeia da Cultura. Tendo-lhe sido proposto como tema para o retábulo "a humanização dos cuidados de saúde", pouco tempo passado recebemos o cartão com a proposta do artista, a qual foi seguidamente aprovada. Tal brevidade não aconteceu com a feitura e a inauguração da obra, tendo esta acontecido apenas em 1997.

Merece realce a maneira como mestre Querubim Lapa abordou artisticamente o tema da humanização, sobressaindo os corações estilizados, distribuídos de forma profusa e de modo harmónico neste painel. A restante composição e a conjugação do colorido contribuem ainda para a valorização artística da obra do autor e deleite de quem a contempla. Assim respondeu o artista à nossa sugestão temática, para lembrar a quem transpõe esse átrio - doentes e, sobretudo, quem lá trabalha - a relevância do afecto na vivência hospitalar.

Por outro lado, esta obra cerâmica, uma mais-valia cultural de um grande mestre sem par, veio contribuir para o enriquecimento do património artístico da multissecular vila de Ponte de Lima."

Ponte de Lima, 3/5/2017


Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões