Instituto Britânico de Ponte de Lima

 

Instituto Britânico de Ponte de Lima


 

O Instituto Britânico inicia a sua atividade em Ponte de Lima no ano de 1979 como secção do Instituto Britânico de Braga que funcionava na Associação Luso Britânica do Minho.

Após a recetividade, por parte da Direção do Instituto Britânico de Braga, em instalar uma secção em Ponte de Lima, com o apoio do Instituto Britânico do Porto e de haver candidatos não só a iniciarem mas a continuarem os seus conhecimentos de língua Inglesa, fez-se um contrato com a Santa Casa da Misericórdia e logo se conseguiu o respetivo espaço, quer do Palacete Morais, quer do Colégio Dona Maria Pia, mudando-se mais tarde para as outras instalações frente ao Teatro Diogo Bernardes, a título gratuito.

Aí permaneceu até ao ano de 1984, altura em que surgiu a oportunidade de adquirir instalações próprias, mais precisamente a loja nº 7 do Conjunto Habitacional da Zona da Escola Técnica em Ponte de Lima.

Estavam assim, reunidas as condições para fundar a nossa própria Associação.

Assim, a Associação Luso Britânica de Ponte de Lima foi fundada em 29 de Setembro do ano de 1984 (Diário da Republica, III Série nº 271 de 22/11/1984) e está sediada no Largo Dr. Vieira de Araújo (antigas instalações do centro de Saúde) em Ponte de Lima.

Os seus estatutos foram revistos e remodelados no ano de 2000 (Diário da republica, III Série nº 2 Suplemento nº 287 de 14/12/2000),

O seu primeiro objetivo estatutário é a difusão da língua e cultura inglesas e a intensificação das relações entre Portugal e Grã – Bretanha e outros Países de língua inglesa, sem quaisquer fins lucrativos, bem como todo o carater politico e religioso.

Para a execução dos seus fins, o Instituto Britânico encorajará o intercâmbio cultural entre Portugal e os países referidos, promovendo a expansão da língua Inglesa e organizando, entre outras atividades, conferências, concertos, exposições, sessões cinematográficas e poderá publicar ou aproveitar quaisquer publicações que visem os seus fins estatutários.

O Instituto Britânico conta com o apoio do British Council, através da Associação Luso-Britânica do Porto e da Associação Luso-Britânica do Minho, com sede em Braga, com quem intimamente colaborará. 

A Associação Luso Britânica – Instituto Britânico estende a sua ação a todo o Distrito de Viana do Castelo, podendo ser criadas secções nas localidades que nisso mostrem interesse.       

Para a processão desse fim, a Associação tem em funcionamento uma escola Instituto Britânico onde é ministrado o ensino da língua e cultura inglesas e alguns espaços dos tempos livres dos seus alunos. Está associada a diversas Instituições com idêntico fins no reino Unido, organiza viagens de estudo e promove a estadia de alunos em Escolas Inglesas, designadamente durante o período de férias de verão, apoio às empresas e Cursos de formação.

 Graças a este plano, várias dezenas de alunos já visitaram o Reino unido.

Inserida neste âmbito, contam-se já duas formaturas de alunos deste Instituto em universidades Inglesas, através o intercambio que o Instituto mantem com aquelas Universidades, nomeadamente Glamorgan University, Cardiff, Wales e a CERNETEC (Centro de Energia e Tecnologia)

Temos também prestado apoio a várias Empresas em horário pós-laboral, bem como dando Cursos de Formação em colaboração com a Associação Empresarial de Ponte de Lima, onde se tem obtido ótimos resultados.

Encontramo-nos também a desenvolver o ensino da língua Alemã através dos cursos do Instituto Goethe e de língua Espanhola através do Instituto Cervantes.

É importante ainda referir que foram já entregues aos nossos alunos vários diplomas, nacionais e internacionais, passados pela Universidade de Cambridge, nos quais temos alcançado as melhores notas do distrito.

Com a aprendizagem em vários níveis ligados ao Quadro Europeu de referência para a avaliação linguística, publicado pelo conselho da Europa.

O Instituto Britânico tem para além dos cursos de inglês geral (CPE, CAE, FCE, PET, KET) testes internacionais da Universidade de Cambridge (STARTERS, MOVERS, FLYERS) para crianças dos 7 aos 12 anos de idade, cujo objetivo é incentivar a aprendizado da língua inglesa contribuindo deste modo para o desenvolvimento de competências gerais de aprendizagem.

O Instituto Britânico tem divulgado o nosso património Histórico-Cultural através de várias visitas de estudo, bem como sensibilizando para a preservação do ambiente, facto que levou o instituto a receber louvor através da comunicação social.

Pelo trabalho realizado em prol da comunidade Limiana ao longo de 25 ano o Instituto Britânico de Ponte de Lima recebeu a Medalha de Mérito cultural do Municipio de Ponte de Lima.

Atualmente, o Instituto Britânico conta com a participação de 270 alunos, número este com tendência a aumentar, como se tem verificado todos os anos.

Sendo sócio ad APPI (Associação Portuguesa de Professores de Inglês), o Instituto tem participado com os seus professores em conferências e seminários de forma a melhorar a sua formação e sua metodologia com vista a uma melhor aprendizagem.

A Associação Luso Britânico – Instituto Britânico tem tido um papel fundamental na divulgação da cultura Britânica no Concelho, tendo recebido convites de diversas escolas e de outros Municípios para desenvolver as AECS (atividades extra Curriculares).

A aprendizagem da língua inglesa neste Instituto tem uma forte componente prática, baseada no uso da língua em situações do dia-a-dia e onde o inglês é levado a sério desde a mais tenra idade. A escola tem procurado difundir a língua inglesa entre os mais pequenos, pois a partir dos 4 anos de idade as crianças estão aptas á aprendizagem de outras línguas.

No âmbito pedagógico dos Exames dos Cambridge Young Learners (dos 7 aos 12 anos) o conteúdo é programado de forma a tornar o teste mais atraente.

 É motivador com estrutura e vocabulário extraído der uma grande variedade de livros didáticos apropriados para as crianças.

Assim, o Instituto Britânico de Ponte de Lima ao desenvolver um trabalho notável para a comunidade Limiana, alargou os seus serviços segurando os objetivos estatutários, inaugurando uma sede na Incubo – Arcos de Valdevez e desloca-se a várias aldeias do Concelho: Fontão; Vitorino de Piães e Freixo, indo de encontro às necessidades dos alunos.

Através do” First Platinium Centre “ em Portugal – Knightsbridge Examination and Training Centre é nomeado Cambridge Preparation Centre, integrando a rede internacional de Centros de Cambridge.

Nesse sentido, ao participar num projeto de Cambridge, é escolhido para representar Portugal na “Annual Review” em 2011, entre vários países da Europa, América e Ásia.

 Ainda no ano de 2012, é convidado a representar Portugal na Cambridge “Annual Review 2012”.

Sendo ainda convidado a participar num vídeo Cultural e promocional do CPE (Certificate of Proficiency in English) no âmbito do seu 100º aniversário.

Por esta divulgação do trabalho do Instituto Britânico, a Diretora do First Platinium Centre “ em Portugal – Knightsbridge Examination and Training Centre, Dra. Lucy Bravo, envia uma carta ao Instituto Britânico elogiando todo o trabalho desenvolvido quer Nacional, quer internacionalmente, dando conhecimento do sucesso da escola ao presidente do Municipio de ponte de Lima, Eng.º Victor Mendes.

De facto, esta forma de divulgação do Instituto Britânico de Ponte de Lima bem como o facto de ser reconhecido pelas entidades competentes, serviu de motivação para continuar no caminho do sucesso, quer da escola, quer dos alunos certificados.

Surge então um prémio instituído pelo First Platinium Centre “ em Portugal – Knightsbridge Examination and Training Centre e Cambridge English Language Assessment pelos resultados obtidos no ano de 2015 entre vários Centros de Preparação de exames de Cambridge Oficiais.

É de novo ainda mais gratificante e motivador por ver os resultados dos alunos sendo motivo de orgulho para a escola.

Eis que, surge outro prémio pelo First Platinium Centre “ em Portugal – Knightsbridge Examination and Training Centre e Cambridge English Language Assessment ano de 2016, sendo Ponte de Lima muito aplaudido pelos representantes de Cambridge lá presentes.

De salientar que desde 1979 a 2017 cerco de cinco mil alunos passaram pelo Instituto Britânico de Ponte de Lima, fazendo parte da nossa história. Hoje encontram-se por todo o mundo em carreiras de sucesso gozando das facilidades e do conhecimento adquirido, onde a língua Inglesa lecionada o Instituto Britânico teve um papel primordial do desenvolvimento de competências linguísticas, e na aquisição de habilitações reconhecidas internacionalmente.

O Instituto Britânico de Ponte de Lima não só está a ajudar crianças, jovens e adultos através dos curos orientados pelo British Council e pelo Knightsbridge Examination and Training Centre e Cambridge English Language Assessment, mas também a criar postos de trabalho, contribuindo deste modo para o desenvolvimento Cultural do Concelho.

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões