Welcome to the Jungle! (Itália)

Welcome to the Jungle! (Itália)


Concepção da ideia e concepção técnica

  • SospeseRiflessioni: Federico Brancalion – Arq.º Paisagista
  • Miranda Di Prinzio – Eng.º Florestal
  • Francesca Moretti – Arq.ª Paisagista
  • Rodolfo Roncella – Arquitecto

 

Produção

  • Município de Ponte de Lima

 

O projecto “Welcome to the Jungle!” nasceu da ideia de criar um jardim inspirado na floresta tropical húmida.

Oito grandes árvores artificiais, cuja estrutura foi concebida com recurso a tubos negros enrugados de distintos diámetros, simbolizam os “gigantes” da floresta cuja copa sustenta a vegetação de epífitas e trepadeiras.

Por baixo, sobre um solo de cor vermelha típico dos terrenos dessas zonas florestais, cresce, na busca da luz, uma flora rica, de diversas espécies vegetais, cuja selecção foi realizada com o objectivo de representar vários estádios do desenvolvimento da vegetação.

O jardim não tem qualquer pretensão de reproduzir fielmente a floresta tropical nem, tão-pouco, ser uma cópia fiel da natureza; antes uma interpretação, uma idealização do que é a selva para o imaginário colectivo.

O material usado para a construção das árvores – os tubos enrugados – e a forma dada aos mesmos assemelham-se a lianas entrelaçadas e enredadoras. Por sua vez, as plantas frondosas, escolhidas de entre espécies exóticas com boa adaptação ao clima local, sugerem a ideia da selva, com as suas grande folhas palmeadas, variadas e de cores exuberantes. Por fim, o terreno, executado com recurso a gravilla vermelha de granulado fino, simula a cor produzida pelas altas concentrações de óxidos de ferro e de alumínio no solo deste tipo de florestas, criando, ao mesmo tempo, um forte contraste cromático com o negro das árvores artificiais e o verde forte e intenso da vegetação.

O visitante poderá mover-se por entre essa vegetação na procura de perspectivas sempre diferentes, por vezes mais abertas e, por outras, mais escondidas e fechadas.

Realizará, dessa forma, uma pequena viagem por uma “selva onírica” que pode e deve estimular a fantasia do viajante.

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões