Francisca Lima

 
« Retroceder

Francisca Lima




Mário Leitão



Francisca Lima nasceu em Viana do Castelo no dia 14 de Julho de 1982, mas manteve sempre uma ligação muito íntima com Ponte de Lima, passando sucessivas temporadas na Casa da Escola (Quinta do Invieiro), em Faldejães, onde sua mãe nasceu, estudou e viveu durante muitos anos. É nessa segunda residência materna que Francisca Lima se instala sempre que passa por Ponte de Lima, partilhando muitas vezes essas estadias com sua irmã Mariana Lima, médica.

Sua mãe Ana Paula Fiúza Gonçalves Talina, professora aposentada, e seu marido António Santos Lima, engenheiro mecânico, vivem em Viana do Castelo, cidade onde suas filhas cresceram e fizeram os estudos secundários, mas acompanha várias permanências das suas filhas na sua casa de Faldejães

A jovem Francisca licenciou-se em Psicologia Clínica (Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Lisboa, 2005) e obteve o grau de Mestre em Teatro – Interpretação (Escola Superior de Teatro e Cinema, Lisboa, 2012), realizando o sonho iniciado em 2007, quando se tornou artista profissional no Teatro do Noroeste, de Viana do Castelo.

Apesar de ainda ser muito jovem, o seu currículo profissional já é notável, tanto pelas obras produzidas e pela natureza artística das mesmas, como pela dimensão geográfica onde actua.

Francisca Lima é, pois, uma jovem actriz, formadora teatral, encenadora, directora de actores e escritora de grande talento.

O seu livro Mia, a gata do Teatro tem obtido assinalável êxito, comprovado por uma recente 2.ª edição. Facilmente se depreende da sua leitura que a Autora pretendeu contar a história de uma gata de rua, recheada de peripécias, ternura e conceitos morais, ao mesmo tempo que promoveu o ensino das terminologias usadas no mundo do teatro. Este louvável objectivo pedagógico permite que as crianças entendam o que são personagens, comédias, tragédias, worksohps, falas, didascálias, marcações, técnicos de som e de luz, projectores, régie, guarda-roupa, digressão, assistente de encenação, figurinista, café-concerto, palco, bastidores, camarins e muitos outros conceitos do mundo do teatro. Acresce que as ilustrações de Rute Gonzalez contribuem fortemente para o valor estético-narrativo do livro.

Julgo que não estarei longe da verdade se disser que Francisca Lima transportou para este livro muitas das vivências e sonhos da sua infância, quando teria ido pela mão de sua mãe ao teatro Sá de Miranda, onde reside a notável Companhia Teatro do Noroeste.

12 de Fevereiro de 2019

Bibliografia


Mia, a gata do Teatro

A história de Mia começa ainda antes do seu nascimento, enquanto a sua mãe procurava o melhor sítio para esse momento.

Embora no início Mia fosse uma gatinha pequenina e fraca, desde muito cedo demonstra o seu espírito curioso e destemido, aventurando-se pelas ruas da cidade sempre cheia de vontade de descobrir o mundo.

Encontra o seu refúgio junto de Luna (uma cadela abandonada) e Jonas (um sem-abrigo), mesmo juntinho ao Teatro.

É neste espaço de sonhos que Mia partilha os seus dias com os novos amigos humanos e com Luna e Jonas, conhecendo mais e mais sobre esta nobre arte do Teatro.

Ao acompanhar as descobertas de Mia no mundo do Teatro, vamos aprendendo as fases de construção de um espetáculo, conhecendo as profissões envolvidas, os conceitos e o espaço físico.

De uma forma descontraída, adquirimos conhecimentos sobre o Teatro e somos sensibilizados para questões sociais, como o abandono dos animais ou o desemprego.


Para saber mais sobre Francisca Lima - Artista de Teatro - clique  AQUI

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões