Madalena Rocha

 
« Retroceder

Madalena Rocha


 

Madalena Rocha – Maria Madalena Rodrigues da Rocha Fernandes – nasceu no lugar de Tenães, freguesia de Estorãos, concelho de Ponte de Lima, em 18 de Março de 1959.

Depois de ter frequentado a Escola Primária da freguesia de Estorãos, de 1966 a 1970, matriculou-se na Escola Preparatória de António Feijó, onde frequentou o 1.º e o 2º ano do Ensino Preparatório, tendo prosseguido os estudos do Ensino Secundário no Externato Cardeal Saraiva, em Ponte de Lima, onde concluiu o 9.º ano de escolaridade. Completou o Curso Complementar (atual 12.º ano) em 1978, no Liceu Nacional de Viana do Castelo, seguido do ano Propedêutico de acesso à Universidade. Em 1981 inscreveu-se na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, mas só retomou os estudos alguns anos mais tarde.

Em 1983, iniciou a sua carreira profissional no Ministério das Finanças, no Quadro da Direção-Geral das Contribuições e Impostos, tendo desempenhado funções de Liquidadora Tributária Estagiária, Liquidadora Tributária, Técnica Tributária e Técnica Administrativa Tributária Adjunta, sucessivamente, na Repartição de Finanças de Ponte de Lima, no Ministério da Educação, na Direção de Finanças de Viana do Castelo e no Serviço de Finanças de Ponte de Lima.

Em 2001, concluiu a Licenciatura de Línguas e Literaturas Modernas – Variante de Estudos Ingleses e Alemães, Via Ensino – na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com o estatuto de trabalhadora-estudante, tendo desempenhado posteriormente funções docentes, como Professora de Inglês e Alemão, na Escola Secundária S/3 Arquiteto Oliveira Ferreira, em Vila Nova de Gaia, e na Escola Secundária de Amarante.

Em 2010, concluiu uma Pós-graduação em Estudos Norte-Americanos.

No plano associativo, desempenhou o cargo de Tesoureira do Grupo Cultural de Estorãos, de 1972 a 1980, tendo desempenhado ainda, no âmbito do trabalho de voluntariado, diversas tarefas sociais, nomeadamente junto da Paróquia de Estorãos.

 

Bibliografia

Madalena Rocha é autora do livro A Casa Circular, apresentado no dia 22 de outubro de 2018, no auditório dos Paços do Concelho, em Ponte de Lima.

 

A Casa Circular

Novela semiautobiográfica, que decorre em Portugal em 1966 e descreve o olhar da autora pelo quotidiano de uma casa de lavoura, quando tinha 7 anos de idade, numa época em que ainda não havia luz elétrica.

"Depois da ceifa foram todos almoçar e depois do almoço seguiu-se a malhada do centeio. Aproveitava-se a palha para vários fins. A mãe fazia uns molhinhos de palha de centeio para guardar, para chamuscar o porco, na matança. Fazia outros para trocar a palha dos colchões das camas. A palha restante era toda quebrada em duas filas para depois ser armazenada no palheiro".
(Excerto extraído do livro, pg. 75)

Este livro pode ser adquirido em Ponte de Lima,
nos seguintes locais:
– Papelaria KT STORE - Catarina Barros;
– Papelaria A4;
– Papelaria A União;
– Centro de Interpretação das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos.


Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões