Nuno Pimenta

 

Nuno Pimenta


Limiano possuidor de um valioso espólio cultural, que doou ao Município de Ponte de Lima



Francisco Maia de Abreu de Lima



O Dr. Nuno Pimenta – Nuno Manuel Perestrelo Marinho Pereira de Araújo Pimenta – é um limiano de todos os costados.

Nascido em Ponte de Lima – no dia de Santa Justa – desde cedo aqui começou a criar amigos. Repartidos os estudos primários e secundários entre a sua terra e Braga, rumou a Coimbra. Na Universidade desta cidade tirou o curso de medicina e dentro desta área optou pela psiquiatria. Com esta especialidade exerceu actividade no Hospital do Lorvão onde acabou como director daquela unidade hospitalar.

A frequência do meio universitário permitiu que, muito cedo, gozasse da estima geral, que possibilitou um intenso contacto com a sua sempre querida Associação Académica da qual foi Presidente da direcção.

O Nuno Pimenta granjeou entre os estudantes – e não só – um prestígio que o seu “sotaque minhoto”, a sua afabilidade, os seus francos abraços, a sua voz tonitruante o tornaram famoso.

Vivendo na Casa Universitária Doutor Oliveira Salazar cedo se tornou muito estimado pelos demais residentes que nele delegaram as funções de administração da casa. Função que exerceu com apreço de todos.

Não ficou pelo meio académico a sua aceitação. A ele se abriu – dadas as suas qualidades de boa educação e “saber estar” – a parte social mais reservada da cidade. Aí conheceu quem viria a ser – segundo expressão minhota – a “outra metade da laranja”; a Constança.

O Dr. Nuno Pimenta precisava de vida mais recatada. Passa a residir em Condeixa numa acolhedora casa de família.

Não esquecendo o hábito de juntar recortes de jornais sobre a sua Académica, dedica a maior parte do seu tempo – todo o tempo que a reforma lhe traz – ao coleccionismo. Decisão acertada pois o leva a ser possuidor de uma magnífica biblioteca, ao arquivo de publicações e assuntos sobre Ponte de Lima, armas de vários tipos, moedas e medalhas comemorativas, caixas de fósforos, rótulos de garrafas, etc, etc. Resumindo: um sem número de objectos e peças criteriosamente ordenadas, identificadas, arquivadas.

O Dr. Nuno Pimenta é hoje detentor de uma diversificada “colecção de colecções”; enfim em valioso espólio.

É este prestigiado limiano que aqui fica resumidamente apresentado. Irá mais além o seu nome, pois é de esperar que nesse sentido se atarefe a Câmara Municipal de Ponte de Lima – que o seu espólio venha a ser apreciado, permanentemente em local digno, em Ponte de Lima.

Que a sua terra – e tanto o merce – lhe fique para sempre grata.

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões