Sebastião Sanhudo

 

Sebastião Sanhudo


 

Sebastião Sanhudo (Sebastião Sampaio de Sousa Sanhudo) – Caricaturista notável; Autor e Editor de diversas publicações humorísticas; Fundador da Litografia Portuguesa – nasceu na vila de Ponte de Lima, em 20 de Fevereiro de 1851, e faleceu  na cidade do Porto, em 17 de Agosto de 1901.

Foi um dos maiores representantes do humorismo nortenho. O seu espírito crítico e irreverente não poupou a sociedade do seu tempo às suas ironias em ilustrações publicadas no jornal “O Sorvete”, do qual foi fundador, proprietário e ilustrador, bem como noutras publicações como “O Pae Paulino”, “O Piparotes”, “Les Lusiades Travesties”, “A Corja”, Portugal Artístico, de Raspão” e o almanaque “O Cosmorama”.

Em 2005, os CTT, numa homenagem aos caricaturistas portugueses de todos os tempos, editaram uma série de onze selos, contendo um deles uma autocaricatura de Sebastião Sanhudo.

Em 2011, para assinalar os 160 anos do seu nascimento, foi distinguido também pela Câmara Municipal de Ponte de Lima com a atribuição do seu nome ao jardim contíguo à marginal do rio Lima e disposto paralelamente ao Passeio 25 de Abril (Jardim Sebastião Sanhudo).

Para saber mais sobre o Jardim Sebastião Sanhudo clique  AQUI

Fontes:
– Figuras Limianas, Edição do Município de Ponte de Lima, 2008
– Topónimos da Vila - Ponte de Lima; Autor: António Barbosa; Edição do Município de Ponte de Lima, 2016

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões