Rúben Brandão

 

Rúben Brandão


Rúben Brandão (Rúben Maria Moreira Brandão) – Poeta; Professor de História e de Filosofia do Ensino Secundário; Pedagogo – nasceu na freguesia de Brandara, concelho de Ponte de Lima, em 16 de Janeiro de 1947, e faleceu no Porto, em 10 de Setembro de 2001.

De entre as dominantes temáticas dos seus textos em poesia e prosa destacam-se: a celebração da terra limiana; o sentimento amoroso e intimista; a experiência da guerra colonial; a poesia de humor e sarcasmo; a expressão dos valores de inspiração cristã; o lugar da educação e do ensino; e a preocupação com a natureza e a ecologia.

Em vida, publicou muitos dos seus textos na imprensa local, regional e nacional.

Em 16 de Janeiro de 2018, dia em que completaria 71 anos de idade, será apresentado em Ponte de Lima o seu primeiro livro de poesia, com o título “Rúben Brandão – Quadras e Outras Poesias” com selecção, prefácio e notas de Cláudio Lima e edição do Município de Ponte de Lima.

Em 1999, foi distinguido com o Prémio António Aleixo por ter obtido o primeiro lugar no Concurso Literário Comemorativo dos 25 anos do 25 de Abril, promovido no Porto.

Saber mais

 

Fonte: LIMIANA – Revista de Informação, Cultura e Turismo n.º 25, de Dezembro de 2011

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões