Delfim Guimarães

 

Delfim Guimarães


Delfim Guimarães (Delfim de Brito Guimarães) – Escritor e Poeta prestigiado, com extensa obra publicada; Investigador e Crítico Literário; Fundador da Livraria Editora Guimarães; Administrador do Concelho de Ponte de Lima – nasceu na cidade do Porto, em 4 de Agosto de 1872, e faleceu na Amadora, em 6 de Julho de 1933.

 Era filho do limiano Delfim José Monteiro Guimarães Júnior.

Durante um período da sua vida, utilizou o pseudónimo Castro Monteiro para as publicações literárias.

Em 1908 foi feito Cavaleiro da Ordem de Santiago da Espada e, em 1919, Comendador da mesma Ordem.

Foi distinguido com a inclusão do seu nome na toponímia da Amadora (Parque Delfim Guimarães, inaugurado em 27 de Julho de 1937 pelo Presidente da República, Óscar Carmona, onde foi colocado um busto do poeta).

Foi ainda distinguido pela Câmara Municipal de Ponte de Lima com a atribuição do seu nome a uma artéria de Ponte de Lima (Largo Delfim Guimarães).

Foi também homenageado pelo Ministério da Educação, que atribuiu o seu nome a um estabelecimento de ensino da Amadora (Escola Secundária Delfim Guimarães).

Por proposta da Casa do Concelho de Ponte de Lima, a Câmara Municipal de Lisboa também distinguiu Delfim de Guimarães com a atribuição do seu nome a uma rua da Capital, na freguesia de Campolide (Rua Delfim de Brito Guimarães), localizada nas proximidades da sede desta associação limiana.

 

 Fontes:
- Figuras Limianas, Edição do Município de Ponte de Lima, 2008;
- Topónimos da Vila - Ponte de Lima; Autor: António Barbosa; Edição do Município de Ponte de Lima, 2016;
- O Anunciador das feiras Novas n.º 30, do ano de 2013.

 

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões