António Correia Caldeira

 

António Correia Caldeira


O Doutor António Correia Caldeira (António José Marques Correia Caldeira) – Lente da Universidade de Coimbra; Político; Deputado em onze legislaturas; Organizador do espólio literário do Cardeal Saraiva e coordenador da sua edição pela Imprensa Nacional, em dez volumes – nasceu em Ponte de Lima, em 13 de Outubro de 1815 e morreu em Lisboa, onde vivia, em 2 de Novembro de 1876. Era pai da poetisa Améli Janny, nascida fora do casamento, quando ainda estudava em Coimbra.

Foi distinguido com a Comenda da Ordem Militar de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa;

Foi agraciado  com a Grã-Cruz de Leopoldo da Bélgica, em reconhecimento pelos serviços prestados como Plenipotenciário junto da Corte de Bruxelas.

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões