Secundino de Sousa Vieira

 

Secundino de Sousa Vieira




Medalha de Mérito Industrial
atribuída a Secundino de Sousa Vieira
pelo Rei D. Manuel II



Industrial de calçado, Secundino de Sousa Vieira era proprietário de uma oficina de sapataria em Ponte de Lima, que ficou célebre pela inovação e qualidade de umas botas encomendadas para o Rei D. Carlos.

Nomeado Oficial da Real Ordem Civil do Mérito Industrial, por Carta de 30 de Abril de 1908 do Rei D. Manuel II, em reconhecimento das suas “qualidades circunstanciais”, enquanto “importante industrial de Ponte de Lima”, “pela sua pessoa e serviços prestados à Indústria Nacional”, tendo sido condecorado, em resultado desta distinção, com a Medalha de Mérito Industrial.

Para além de industrial de calçado, Secundino de Sousa Vieira era ainda conhecido pela arte com que  fazia violas, violinos e santos e pela sua participação activa na organização das "Feiras Novas", como membro da Confraria de Nossa Senhora das Dores, tendo sido sua a iniciativa de trazer para Ponte de Lima a primeira imagem de Nossa Senhora de Fátima.

Era pai do Dr. José de Sousa Vieira, Professor do Ensino Secundário que se distinguiu como Reitor do Liceu Nuno Álvares, em Castelo Branco, e do Liceu D. Manuel II, no Porto, e como autor de vários livros didácticos dedicados, sobretudo, à gramática francesa, e de dicionários de Português-Francês e Francês-Português.

Era também pai do conhecido Actor Tarquínio de Sousa Vieira, Actor dramático de Teatro e Cinema que trabalhou em cerca de três dezenas de Companhias, incluindo a Companhia do Teatro Nacional D. Maria II, e participou em mais de centena e meia de peças e milhares de espectáculos, bem como nos filmes “Bocage”, de Leitão de Barros, e “Cais do Sodré”, de Alejandro Perla.

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões