Joana Caçador

 

Joana Caçador


 

Joana Rosa Caçador Fernandes da Silva nasceu em Ponte de Lima a 10 de Abril de 1990 e desde muito cedo demostrou interesse pelas artes, em especial pelo desenho e pintura. Frequentou o curso de Artes Visuais na Escola Secundária Pluricurricular de Santa Maria Maior, o qual permitiu desenvolver esse mesmo gosto e a capacidade criativa. 

Licenciou-se em Design do Produto pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo em 2011 e, posteriormente, decidiu dedicar-se ao estudo da sua verdadeira paixão – a ilustração – completando assim, em 2014, o Mestrado em Ilustração na ESAP-GMR (ESCOLA SUPERIOR ARTÍSTICA DO PORTO-GUIMARÃES).

O seu trabalho é composto pelos mais variados temas: como as mulheres e o universo feminino – onde explora a fisionomia e vestes das suas personagens ou então brinca com os seus temas e manias mais comuns; desenvolve também ilustrações relacionadas com o reino animal e dos objectos do quotidiano (conferindo-lhes características e personalidades humanas) e, por fim, tem vindo a elaborar retractos por encomenda, que permitem produzir imagens quase caricaturais e humorísticas das pessoas representadas.

Participou na ilustração da obra "P’ra que Viva Ponte de Lima! Terra de Tradições", da autoria de Amândio Amorim de Sousa Vieira, editada  pelo Município de Ponte de Lima, em Março de 2017.

 

Participação em exposições:

Exposição colectiva “Mercado das Artes” (2012), Ponte de Lima;

Exposição individual “Ai Óilha” (2012), Ponte de Lima;

Exposição colectiva “Oupas” (2013), Guimarães;

Exposição colectiva “Ruarte/ Mercado das Artes” (2013), Ponte de Lima;

Exposição colectiva “Arte na Leira” (2013), Serra d’Arga, Caminha;

Exposição individual “Sete Pecados Capitais e Situações Muito Especiais” – exposição integrada no projecto “Inauguro #24” (2013), Viana do Castelo;

Exposição colectiva “Arte na Leira” (2014), Serra d’Arga, Caminha;

Exposição individual “ Hairy Fella’s Safari Club” – exposição integrada no projecto “Inauguro #32” (2014), Viana do Castelo;

Exposição colectiva “Arte na Leira” (2015), Serra d’Arga, Caminha;

Exposição colectiva “Mercado das Artes”(2015), Ponte de Lima;

Exposição colectiva “Luzia ArtE FestA” (2015), Viana do Castelo;

Exposição Colectiva de Ilustração pela Causa Animal (2015), Ponte de Lima;

Exposição colectiva “Coligação” ” – exposição integrada no projecto “Inauguro #45” (2016), Viana do Castelo.

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões